terça-feira, 4 de novembro de 2014

[1129] O "Maria Luiza"

A. Mendes enviou-nos um anúncio da agência de navegação "Macedo & Filhos, da Praia, saído no jornal "Voz de Cabo Verde" em 1911. Trata-se da partida do "Maria Luiza" do Fogo para New Bedford, em segunda viagem. Diz-nos o pesquisador que a foto do veleiro é do dito vapor "Maria Luiza", do qual infelizmente não se vê a chaminé dos escapes da maquinaria, mais parecendo navio exclusivamente à vela (note-se que o desenho que encima o anúncio é emblema de companhia ou gravura padrão da gráfica e não imagem do "ML"). O outro é o já nosso conhecido "Guiné", trambém referido no anúncio dos Semedo.

O Praia de Bote sabe pouco deste "Maria Luiza", desconhecendo se será o mesmo que naufragou em 1921 ao largo da baía de Manila com grande soma de mortos ou se será um outro que explodiu em Sesimbra como vapor pesqueiro em 1925. É no entanto mais certo ser aquele que também aportava a São Miguel Açores, por volta de 1910, de que temos algumas notícias. Até podem ser, todos três, o mesmo. Quem algo mais souber do "ML" que o diga... ou cale-se para sempre...

"Maria Luiza"
"Guiné"

3 comentários:

  1. O nome faz lembrar um grande cabo-verdiano, foguense de nascimento mas filho de todas as ilhas onde percorreu com negócios de sucesso, Abílio Macedo de seu nome, homem destemido que por defender a sua terra foi parar na prisão do Tarrafal com mais alguns que eram considerados as "Forças Vivas". Esses eram Homens, Homens que nos fazem grande falta pelos tempos que correm em que os vivos actualmente o são à força e não reagem a nenhum vexame para o nosso desespero.

    Faltam-nos mais "Marias Luisas" para melhor ligação inter-ilhas como faltam-nos tantos os Abilios Macedos como os Capitães Ambrosios.

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras do Val. Este navio parece de facto um veleiro, a menos que mais tarde lhe tenham acrescentado um motor a vapor. São sempre muito interessantes estas notícias marítimas, e o Artur Mendes é homem para dar um grande contributo no género, pelo que é bem vindo ao PdB.

    ResponderEliminar
  3. Caros Navegadores
    O "Maria Luiza"
    Confesso que também estranhei a falta de "canude". Cheguei a ele, depois d'uma longa viagem nos mares das internets (e não só). Encontrei vários "Maria Luiza", inclusive o "II" da praça de Aveiro, abatido por um submarino alemão.
    Este, porem, é o único ligado a Cabo Verde... daí a conclusão que, pelos vistos é inclusiva.
    Vou á procura dele... nem que seja com um escafandro!

    Boa navegação

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.