segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

[1184] Francisco Augusto Regala, Presidente Astral da Filial Monte Sossego do Racionalismo Cristão, São Vicente, Cabo Verde

Um belo e completo artigo sobre o saudoso médico, já com duas décadas mas que não perdeu actualidade. Só agora demos com ele e, como seria inevitável, o dito aqui está para ser partilhado com os nossos leitores.

Ver AQUI

2 comentários:

  1. Nunca é demais relembrar figuras como esta que muito deram a Cabo Verde e que, escandalosamente, continuam ignoradas por muita gente.
    Espero que venha, quando possivel, a outra figura, igualmente militar e médico, popularmente conhecida por Engenheiro Humano que foi o Dr. José Baptista de Sousa (*).
    Cabo Verde em geral e S.Vicente em especial NUNCA esquecerão estes dois benfeitores enquanto estiverem vivos as pessoas reconhecidas como o animador deste blog, Djack de Cuptania.
    Avé !!!
    V/

    (*) De lamentar que o trabalho muito completo sobre esse grande cirurgião, escrito pelo nosso ilustre Amigo, Cel. Adriano Miranda Lima, continue numa gaveta.
    Os Admiradores de Um e Amigos de outro podiam contribuir para a sua publicação. Seria justiça.

    ResponderEliminar
  2. Não tenho a certeza de ter lido este texto da autoria de Francisco Lopes da Silva, que é extremamente belo, justo e sentido como tributo à memória do Dr. Regala.
    Parece que há pessoas que nascem exclusivamente para cumprir um desígnio na sua efémera existência. Iluminam as nossas vidas com momentos de felicidade, e depois vão para uma outra dimensão do tempo e do espaço, de onde certamente vieram, que a nossa razão não percepciona mas que os nossos sentidos imaginam ou anseiam. Os Racionalistas Cristãos acreditam na existência dessa dimensão e na base da sua crença reside uma secreta aspiração de amor, justiça e harmonia universais.
    Quem tem uma fé sincera e vive em coerência com ela merece o nosso profundo respeito. É por isso que quero acreditar que o Doutor Francisco Augusto Regala preside realmente a um lugar no Astral Superior. Mas quero também acreditar que esse lugar só tem uma ligação mais directa com o Mindelo pela circunstância de pulsar nessa cidade um forte imaginário popular feito de devoção, carinho e gratidão pelo Dr. Regala. O corpo foi-se mas a alma permanece viva no sentimento popular. Enquanto a recordação do Dr. Regala habitar o espírito do povo mindelense, a alma do médico será sempre uma luz inspiradora de comportamentos de bondade, altruísmo e solidariedade. Contudo, como o universo não se divide, nem se contém, conforme os nossos padrões de medida terrestres, é possível que a alma do Dr. Regala seja uma luz que trespassa tempos e espaços diferentes.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.