[1242] Em cima do acontecimento: fotos de Zeca Soares sobre a procissão do Senhor São Vicente, hoje no Mindelo
Um grande ubrigadim ao nosso fotógrafo de serviço. E um grande braça. A procissão teve início pelas 18h00 (hora de Cabo Verde) e no momento em que colocamos as fotos aqui, ainda está a decorrer pelas ruas do Mindelo.
Pois, é mesmo. Vem dos lados da Chã do Cemitério, vendo-se ao fundo o edifício do liceu construído depois do Gil Eanes. Não esperava que a procissão fosse para tão longe.
Em Dia de S. Vicente, Cabo Verde está a jogar neste momento com a República Democrática do Congo, a disputar a final do CAN 2014. Empatados a zero. Não se peça a S. Vicente que interceda em coisas de futebol porque os jogadores em campo são todos filhos de Deus.
De facto a procissão deu uma grande volta ultrapassando o Largo do Cruzeiro. Lembraram-se dessa parte que, outrora, não pertencia à morada. A casa amarela (rez de chão) que se vê frente ao liceu era a melhor dessa zona nos tempos de diazà, pertence aos herdeiros de Herminio Pereira e foi no largo onde se vê passar a procissão que nasceu, em 1945, o G.P.C. cujos jogadores que defenderam o Castilho, Mindelense, a Académica, o Derby e, mais tarde, equipas portuguesas. A uns cem métros do largo, e a pouca distância da Fàbrica Favorita, nasceu o nosso amigo prof. Manuel Brito Semedo, o da Esquina. Para mim e para ele, especialmente, estamos hoje em casa. Braças e mantenhas
Antigamente a Procissão era curta e concentrada na cidade: saia da Igreja da Nª Sª da Luz Rua de Lisboa, Rua João Machado, Quartel, Rua de Lisboa, Praia de Bote Rua de Coco e regressava à Igreja
Talvez seja necessário esclarecer que a nova casa paroquial de São Vicente esta agora localizada em Monte Sossego, mais precisamente na rua 1 (um) nas imediações do polivalente Oeiras. Uma bela Igreja, que mesmo estando ainda em construção, fazem-se ali todas as actividades inerentes a Paroquia, entre os quais a partida e a chegada desse Procissão, daí a razão desse percurso.
Pois, é mesmo. Vem dos lados da Chã do Cemitério, vendo-se ao fundo o edifício do liceu construído depois do Gil Eanes. Não esperava que a procissão fosse para tão longe.
ResponderEliminarA nossa gente continua fiel ao seu Santo.
ResponderEliminarObrigado, Zeca, por esta reportagem fotográfica feita em cima do acontecimento.
ResponderEliminarEm Dia de S. Vicente, Cabo Verde está a jogar neste momento com a República Democrática do Congo, a disputar a final do CAN 2014. Empatados a zero. Não se peça a S. Vicente que interceda em coisas de futebol porque os jogadores em campo são todos filhos de Deus.
ResponderEliminarDe facto a procissão deu uma grande volta ultrapassando o Largo do Cruzeiro. Lembraram-se dessa parte que, outrora, não pertencia à morada. A casa amarela (rez de chão) que se vê frente ao liceu era a melhor dessa zona nos tempos de diazà, pertence aos herdeiros de Herminio Pereira e foi no largo onde se vê passar a procissão que nasceu, em 1945, o G.P.C. cujos jogadores que defenderam o Castilho, Mindelense, a Académica, o Derby e, mais tarde, equipas portuguesas.
ResponderEliminarA uns cem métros do largo, e a pouca distância da Fàbrica Favorita, nasceu o nosso amigo prof. Manuel Brito Semedo, o da Esquina.
Para mim e para ele, especialmente, estamos hoje em casa.
Braças e mantenhas
Antigamente a Procissão era curta e concentrada na cidade: saia da Igreja da Nª Sª da Luz Rua de Lisboa, Rua João Machado, Quartel, Rua de Lisboa, Praia de Bote Rua de Coco e regressava à Igreja
ResponderEliminarTalvez seja necessário esclarecer que a nova casa paroquial de São Vicente esta agora localizada em Monte Sossego, mais precisamente na rua 1 (um) nas imediações do polivalente Oeiras. Uma bela Igreja, que mesmo estando ainda em construção, fazem-se ali todas as actividades inerentes a Paroquia, entre os quais a partida e a chegada desse Procissão, daí a razão desse percurso.
ResponderEliminar