quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

[1242] Em cima do acontecimento: fotos de Zeca Soares sobre a procissão do Senhor São Vicente, hoje no Mindelo

Um grande ubrigadim ao nosso fotógrafo de serviço. E um grande braça. A procissão teve início pelas 18h00 (hora de Cabo Verde) e no momento em que colocamos as fotos aqui, ainda está a decorrer pelas ruas do Mindelo.





7 comentários:

  1. Pois, é mesmo. Vem dos lados da Chã do Cemitério, vendo-se ao fundo o edifício do liceu construído depois do Gil Eanes. Não esperava que a procissão fosse para tão longe.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Zeca, por esta reportagem fotográfica feita em cima do acontecimento.

    ResponderEliminar
  3. Em Dia de S. Vicente, Cabo Verde está a jogar neste momento com a República Democrática do Congo, a disputar a final do CAN 2014. Empatados a zero. Não se peça a S. Vicente que interceda em coisas de futebol porque os jogadores em campo são todos filhos de Deus.

    ResponderEliminar
  4. De facto a procissão deu uma grande volta ultrapassando o Largo do Cruzeiro. Lembraram-se dessa parte que, outrora, não pertencia à morada. A casa amarela (rez de chão) que se vê frente ao liceu era a melhor dessa zona nos tempos de diazà, pertence aos herdeiros de Herminio Pereira e foi no largo onde se vê passar a procissão que nasceu, em 1945, o G.P.C. cujos jogadores que defenderam o Castilho, Mindelense, a Académica, o Derby e, mais tarde, equipas portuguesas.
    A uns cem métros do largo, e a pouca distância da Fàbrica Favorita, nasceu o nosso amigo prof. Manuel Brito Semedo, o da Esquina.
    Para mim e para ele, especialmente, estamos hoje em casa.
    Braças e mantenhas

    ResponderEliminar
  5. Antigamente a Procissão era curta e concentrada na cidade: saia da Igreja da Nª Sª da Luz Rua de Lisboa, Rua João Machado, Quartel, Rua de Lisboa, Praia de Bote Rua de Coco e regressava à Igreja

    ResponderEliminar
  6. Talvez seja necessário esclarecer que a nova casa paroquial de São Vicente esta agora localizada em Monte Sossego, mais precisamente na rua 1 (um) nas imediações do polivalente Oeiras. Uma bela Igreja, que mesmo estando ainda em construção, fazem-se ali todas as actividades inerentes a Paroquia, entre os quais a partida e a chegada desse Procissão, daí a razão desse percurso.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.