terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

[1399] Lavaderas d'Mindel, c'sês selha e surradêra


Agora mesmo, veja-se quem está a observar o Praia de Bote... Cabo Verde, à frente! Mas apenas com mudos. Se estes 9 falassem (isto é, escrevessem, comentassem), era bem mais divertido...


5 comentários:

  1. Lá em casa era assim, de selha e surradeira até que, ao raiar dos anos 70 meu pai adquiriu a primeira máquina de lavar roupa...de tambor vertical! Salvo erro, era da marca Miele..., usava sabão em pó e deitava espuma por todos os lados...Um espectáculo!
    Braça, de roupa lavada
    Zito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miele, grande marca. Tivemos um frigorífico Miele que durou mais de meio século. Aqui vai um pouco de história, pescada na Wikipedia:

      Miele é uma fabricante alemã de electrodomésticos industriais e domésticos sediada em Gütersloh. Miele é uma empresa familiar Fundada em 1899 por Carl Miele e Reinhard Zinkann. Os primeiros produtos fabricados pela Miele foram Máquinas de lavar roupa, Separador de natas e equipamentos para fabricar manteiga, estes eram vendidos sob a marca Meteor.
      Os primeiros produtos fabricados pela Miele foram Máquinas de lavar roupa, Separador de natas e equipamentos para fabricar manteiga, estes eram vendidos sob a marca Meteor.
      O logotipo miele foi usado em todos os produtos fabricados incluindo mesmo componentes para maquinas, em meados do ano 1920 foi adicionado ao logótipo um traço inclinado na letra "i".
      O logótipo da marca manteve-se inalterável ao longo do tempo, apenas, foi alterado ligeiramente para reflectir os gostos contemporâneos. Um inquérito realizado pela Süddeutsche Zeitung uma reconhecida marca de jornais diários constatou que o traço inclinado na letra "i" no logótipo era suficiente para identificar a marca Miele.
      A empresa actualmente exporta produtos para vários mercados mundiais e está representada em 37 países. Os produtos são fabricados na Alemanha e exportados para os diferentes mercados.
      A Miele foi presenteada com um prémio a 7 fevereiro de 2007 por ser a mais bem sucedida empresa na Alemanha. Na categoria da melhor empresa Miele ultrapassou a Google que ficou em segundo lugar e a Porsche que ficou em terceiro.
      Miele é considerada por muitos como sendo a melhor e mais fiável marca de electrodomésticos do mercado, a sua durabilidade e fiabilidade são reconhecidas mundialmente e inclusive premiadas.
      A marca posiciona-se no topo do mercado fabricando produtos de gama alta, onde, os competidores incluem a Siemens, Bosch e De dietrich.

      Eliminar
  2. Bocês ê fidje de gente bronque !!!
    No meu tempo de Soncente, so conheci as màquinas "Criadas" cujos "cutevel" tinham de ser azeitadas regularmente. Não trabalhavam sem a selha e surradêra no quintalão de Nhô Pidrim Bunutche ou na hortinha de Toi Bintim.
    Homenagem às nossas criadas que tudo faziam !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O frigorífico Miele só foi comprado no regresso de Cabo Verde. Lá, era um a petróleo, com lamparina de torcida e tudo. Pertencia ao mobiliário da casa, usado pelo patrão-mor anterior, e lá ficou para o seguinte. Quanto à roupa, na Capitania, era lavada exactamente como as menininhas da imagem mostram. Tínhamos duas selhas e uma surradêra.

      Braça a cheirar a sabão azul,
      Djack

      Eliminar
  3. No meu tempo de diazá em Cabo Verde não me lembro de alguma vez ter ouvido falar de máquina de lavar roupa em casa de alguém. Acho que a selha/surradêra era um recurso que nivelava todas as classes, ricos ou pobres. Frigorífico, sim. e de frigorífico a petróleo tenho a experiência de África, Angola e Moçambique.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.