terça-feira, 17 de março de 2015

[1445] Notícias do Tarrafal de São Nicolau - Consulta à população sobre local do futuro edifício da Câmara Municipal

População interessada
A Câmara Municipal iniciou esta terça-feira, 17, uma consulta pública para recolher subsídios sobre a melhor localização para construir o edifício do Paço do Concelho.

O presidente José Freitas de Brito explica que a ideia é “envolver” o maior número possível de Munícipes na tomada de decisão numa infraestrutura “muito importante” para o concelho.

A consulta pública para a localização do Paço do Concelho iniciou-se esta terça-feira, 17, numa sessão no Centro Cultural e vai prolongar-se até o dia 31 do corrente mês, tempo suficiente para recolher subsídios dos diversos sectores da sociedade sobre o assunto.

A Câmara Municipal identificou três espaços e é sobre estas áreas que quer ouvir a opinião da sociedade civil.

O largo do Cimentinho, junto ao Serviço Autónomo de Água, com área de cerca de 500m2: o largo atrás da oficina da Igreja Católica, em Telha, na rua que liga o restaurante Cecília a Ana de Zé d’ Correio, com área de 2.271m2: e atual estaleiro municipal, junto ao estádio municipal, com área de 2.889m2 são as três áreas em consulta a partir desta data.

O autarca justifica a decisão de ouvir e envolver a sociedade civil neste processo por o Paço do Concelho ser uma “obra estruturante, de grande envergadura e em que a opinião das pessoas é fundamental”, observou em declarações ao site da Câmara Municipal. “Queremos envolver as pessoas, saber o que pensam desta obra”, enfatizou ainda, deixando entender que enquanto se ausculta a opinião pública, continua o trabalho de montagem da engenharia financeira, cujo recurso será via banca.   

Ao convite da autarquia para opinar na sessão de apresentação pública desta tarde, compareceu um grupo significativo de munícipes que felicitou a edilidade pela iniciativa de ouvir as pessoas.

De entre as opiniões, quase se descartou a ideia do Cimentinho tido como centro histórico da Cidade, que na opinião dos presentes pode ser transformada numa espécie de praça central, envolvendo a rua dos Correios, uma ideia retida pelo presidente.

As outras duas propostas parecem agradar mais os presentes. Entretanto a decisão final será conhecida depois do dia 31, quando o processo de auscultar as pessoas for concluído.

Até ao dia 31, entre as 8 e 16 horas, de segunda a sexta feiras, as propostas estarão à consulta do Gabinete Técnico e Fiscalização da Câmara Municipal, no Centro Cultural. As mesmas propostas irão também estar disponíveis nas plataformas digitais da Câmara Municipal.

3 comentários:

  1. Consultar os municipes não sô é democràtico como muito simpàtico.
    Vai agradar a todos. Mesmo os de opiniao diferente ficam contentes.

    ResponderEliminar
  2. Isso se os poderes constituidos não fizerem tábua rasa dos resultados da consulta e construam o edificio onde melhor lhes convier...Não seria a primeira vez!
    Braça céptico,
    Zito

    ResponderEliminar
  3. este homem vem dando provas sucessivas de que é democrata e que quer a democracia em pleno na comunidade sob a sua tutela política.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.