De acordo com as regras do blogue, novo post só será lançado quando este tiver cinco comentários de cinco comentadores diferentes (ou mais...))
(continuação)
A ler demoradamente, saboreando estas afirmações tão actuais
Arborização e reparações em imóveis do património municipal
Entre outros factores que são de considerar para o ressurgimento da Província, parece fora de dúvida que a árvore, ou seja o problema da arborização e arbustização, ocupa, com o Porto Grande, o primeiro lugar, resultando daí que a edilidade não podia menosprezar tão momentoso e premente problema, pelo que deu grande incremento aos serviços respectivos, plantando milhares de exemplares, embora grande percentagem não vingue, o qu eleva a fazer, sem desânimo a sua substituição. Ao fundo do Largo Barreiros e dos terrenos murados da Rua Entre Clubes, umas sugestivas manchas de vegetação patenteiam-nos pequenas amostras do que se não perde nesta cruzada.
A propósito das grandes reparações nos Paços do Concelho, no prédio do Largo Owen Pinto, no mercado, no cemitério, no tribunal, etc., dizia-nos o vereador sr. Joaquim Novato Ramos:
Alguém disse, mui judiciosamente, que um dos nossos grandes males é não sabermos conservar aquilo que possuimos. Tendo presente a verdade da afirmação, o Município não tem descurado a conservação do seu património e, assim, durante este decénio, procedeu sempre às reparações e trabalhos que se mostraram necessários, sem deixar de se propor proceder às de maior vulto (como seja, o Aprisco Municipal), logo que as circunstâncias económicas o aconselharem.
Valorização da Biblioteca Municipal e estímulo da prática do Desporto
Teve sempre, o Município, a sua Biblioteca, acarinhada pelas diversas vereações. A Câmara da presidência do sr. Júlio Bento Oliveira, consagra especial carinho à Biblioteca, pelo que a tem dotado com muitas centenas de exemplares novos. Além disso, foram organizados o Arquivo e serviços em moldes modernos e tanto quanto possível perfeitos, sendo de referir a parte que em tal reorganização se fica devendo ao chefe da Secretaria, sr. Manuel Serra.
Compreendendo a função que no mundo moderno tem o desporto e manifestando plena consciência das vantagens da sua equilibrada prática, a Câmara tem dispensado a possível assistência aos clubes locais. Assim, levou a efeito a construção das bancadas do estádio municipal, a preparação da pista de jogo e o pórtico de entrada, trabalhos que ficaram valorizando o referido estádio, ao mesmo tempo que estimulam os desportistas de São Vicente.
Outro aspecto, de certo modo relacionado com a prática desportiva e que se deve mencionar é a criação da piscina de crianças da Matiota, bem como o alpendre dos infelizmente extintos "Falcões", instituição individualmente fundada, noutros tempos, pelo actual presidente do Município. [repare-se que esta última frase passou na censura, decerto devido ao facto de o censor desconhecer o que tinham sido os "Falcões/Sokols", substituídos em Cabo Verde com desvantagem pela Mocidade Portuguesa]
O inesquecível "tanquim" da Matiota - Foto (talvez) da colecção Djô Martins ou Djibla |
(continua)
Os Sokol's constituiram um Conjunto tão feliz que toda a camada social se aderiu, Foi uma Grande Obra para jovens e menos jovens que fez tremer de medo o Governo.
ResponderEliminarComeçaram por exigir que utilizassem o nome português (Falcões) em vez do Checo (Sokol) e depois fizeram com que fosse absorvido pela Mocidade Portuguesa, perdendo a maior parte dos seus componentes, a começar pelo prôprio criador, o Comandante Jùlio Bento de Oliveira.
OS Sokaol's são ainda lembrados pelos descendentes mais proximos dos que os frequentaram
Honra ao Comandante !!!
Olá Joaquim Djack; estas a levar mesmo a sério este "Plafon" de 5 (cinco) comentários como protesto para outras publicações, ou é apenas uma forma de estimular comentários??
ResponderEliminarSim, sim, agora é assim. Os visitantes, sobretudo os de Cabo Verde e em particular os de São Vicente, sabem muito sobre a Biblioteca Municipal, sobre a Matiota, etc. É de bom tom darem o seu palpite sobre esses assuntos. Se não dão, não vale a pena estarmos aqui a arranjar imagens, textos, puxar pela cabeça, etc., para eles beberem o nosso grogue e não nos darem nem sequer um cálice de puntchim (o que não é o teu caso, entre outros, pois tens sido um excelente colaborador). O blogue é há muito tempo da Praia de Bote e de há muito também deixou de ser apenas meu. Por isso, todos devem colaborar para que ele seja cada vez melhor. Há comentários, há posts; não há comentários, não há posts... Tão simples como isso, tão simples como chamar ave a uma cagarra.
EliminarBraça à espera de comentários da nossa ilha, do resto de Cabo Verde, de Portugal, dos EUA, da Holanda, de Itália, de França e de todos os lugares onde há gente morabi, incluindo Marte.
E já agora lembro que os meus comentários não contam.
Djack
Não, não,... assim é "batota". Se os meus contam, os teus devem contar também, e portanto já são 4 (quatro). Mas a vida é mesmo assim amigo; muitas vezes a gente trabalha e nem sempre recebe qualquer recompensa no imediato. mas dum momento para outro, quando menos se espera ela chega. O importante é que ele esta feito, e esta bem feito. Só falta mais UM para completar. Quem será o próximo??
ResponderEliminarApenas umas linhas para referir que o senhor vereador, creio que se chamava NONATO e não Novato...E, o chefe de Secretaria seria o Dr. Serra, e não o Sr. Manuel Serra, julgo eu...
ResponderEliminarBraça municipal
Zito
Boas achegas de quem não é mudo e tem coluna vertebral... em melhor estado que antes, pelos vistos. Já se sabe que um redactor ido de Lisboa e a escrever tão longo artigo teria de meter alguma água, sobretudo nos nomes das pessoas. Isto é, acertou no Serra mas sem Dr. e falhou no "n/v" do Nonato.
EliminarGrande abraço ao reaparecido e desejos de boas melhoras,
Djack