quinta-feira, 4 de junho de 2015

[1554] Continuação da reprodução do artigo do "Diário Popular" de Lisboa

De acordo com as regras do blogue, novo post só será lançado quando este tiver cinco comentários de cinco comentadores diferentes (ou mais...))

Ver 1.ª parte AQUI; 2.ª parte AQUI; 3.ª parte AQUI

4 - Diário Popular, 17.05.1954 (há 60 anos)

(continuação) 
A ler demoradamente, saboreando estas afirmações tão actuais

Arborização e reparações em imóveis do património municipal

Entre outros factores que são de considerar para o ressurgimento da Província, parece fora de dúvida que a árvore, ou seja o problema da arborização e arbustização, ocupa, com o Porto Grande, o primeiro lugar, resultando daí que a edilidade não podia menosprezar tão momentoso e premente problema, pelo que deu grande incremento aos serviços respectivos, plantando milhares de exemplares, embora grande percentagem não vingue, o qu eleva a fazer, sem desânimo a sua substituição. Ao fundo do Largo Barreiros e dos terrenos murados da Rua Entre Clubes, umas sugestivas manchas de vegetação patenteiam-nos pequenas amostras do que se não perde nesta cruzada.

A propósito das grandes reparações nos Paços do Concelho, no prédio do Largo Owen Pinto, no mercado, no cemitério, no tribunal, etc., dizia-nos o vereador sr. Joaquim Novato Ramos:

Alguém disse, mui judiciosamente, que um dos nossos grandes males é não sabermos conservar aquilo que possuimos. Tendo presente a verdade da afirmação, o Município não tem descurado a conservação do seu património e, assim, durante este decénio, procedeu sempre às reparações e trabalhos que se mostraram necessários, sem deixar de se propor proceder às de maior vulto (como seja, o Aprisco Municipal), logo que as circunstâncias económicas o aconselharem.

Valorização da Biblioteca Municipal e estímulo da prática do Desporto

Teve sempre, o Município, a sua Biblioteca, acarinhada pelas diversas vereações. A Câmara da presidência do sr. Júlio Bento Oliveira, consagra especial carinho à Biblioteca, pelo que a tem dotado com muitas centenas de exemplares novos. Além disso, foram organizados o Arquivo e serviços em moldes modernos e tanto quanto possível perfeitos, sendo de referir a parte que em tal reorganização se fica devendo ao chefe da Secretaria, sr. Manuel Serra.

Compreendendo a função que no mundo moderno tem o desporto e manifestando plena consciência das vantagens da sua equilibrada prática, a Câmara tem dispensado a possível assistência aos clubes locais. Assim, levou a efeito a construção das bancadas do estádio municipal, a preparação da pista de jogo e o pórtico de entrada, trabalhos que ficaram valorizando o referido estádio, ao mesmo tempo que estimulam os desportistas de São Vicente.

Outro aspecto, de certo modo relacionado com a prática desportiva e que se deve mencionar é a criação da piscina de crianças da Matiota, bem como o alpendre dos infelizmente extintos "Falcões", instituição individualmente fundada, noutros tempos, pelo actual presidente do Município. [repare-se que esta última frase passou na censura, decerto devido ao facto de o censor desconhecer o que tinham sido os "Falcões/Sokols", substituídos em Cabo Verde com desvantagem pela Mocidade Portuguesa]

O inesquecível "tanquim" da Matiota - Foto (talvez) da colecção Djô Martins ou Djibla
(continua)

6 comentários:

  1. Os Sokol's constituiram um Conjunto tão feliz que toda a camada social se aderiu, Foi uma Grande Obra para jovens e menos jovens que fez tremer de medo o Governo.
    Começaram por exigir que utilizassem o nome português (Falcões) em vez do Checo (Sokol) e depois fizeram com que fosse absorvido pela Mocidade Portuguesa, perdendo a maior parte dos seus componentes, a começar pelo prôprio criador, o Comandante Jùlio Bento de Oliveira.
    OS Sokaol's são ainda lembrados pelos descendentes mais proximos dos que os frequentaram
    Honra ao Comandante !!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Joaquim Djack; estas a levar mesmo a sério este "Plafon" de 5 (cinco) comentários como protesto para outras publicações, ou é apenas uma forma de estimular comentários??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, agora é assim. Os visitantes, sobretudo os de Cabo Verde e em particular os de São Vicente, sabem muito sobre a Biblioteca Municipal, sobre a Matiota, etc. É de bom tom darem o seu palpite sobre esses assuntos. Se não dão, não vale a pena estarmos aqui a arranjar imagens, textos, puxar pela cabeça, etc., para eles beberem o nosso grogue e não nos darem nem sequer um cálice de puntchim (o que não é o teu caso, entre outros, pois tens sido um excelente colaborador). O blogue é há muito tempo da Praia de Bote e de há muito também deixou de ser apenas meu. Por isso, todos devem colaborar para que ele seja cada vez melhor. Há comentários, há posts; não há comentários, não há posts... Tão simples como isso, tão simples como chamar ave a uma cagarra.

      Braça à espera de comentários da nossa ilha, do resto de Cabo Verde, de Portugal, dos EUA, da Holanda, de Itália, de França e de todos os lugares onde há gente morabi, incluindo Marte.

      E já agora lembro que os meus comentários não contam.

      Djack

      Eliminar
  3. Não, não,... assim é "batota". Se os meus contam, os teus devem contar também, e portanto já são 4 (quatro). Mas a vida é mesmo assim amigo; muitas vezes a gente trabalha e nem sempre recebe qualquer recompensa no imediato. mas dum momento para outro, quando menos se espera ela chega. O importante é que ele esta feito, e esta bem feito. Só falta mais UM para completar. Quem será o próximo??

    ResponderEliminar
  4. Apenas umas linhas para referir que o senhor vereador, creio que se chamava NONATO e não Novato...E, o chefe de Secretaria seria o Dr. Serra, e não o Sr. Manuel Serra, julgo eu...
    Braça municipal
    Zito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas achegas de quem não é mudo e tem coluna vertebral... em melhor estado que antes, pelos vistos. Já se sabe que um redactor ido de Lisboa e a escrever tão longo artigo teria de meter alguma água, sobretudo nos nomes das pessoas. Isto é, acertou no Serra mas sem Dr. e falhou no "n/v" do Nonato.

      Grande abraço ao reaparecido e desejos de boas melhoras,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.