sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

[1831] O "Carvalho" em Boca de Pistola, Santo Antão

Antes de voltarmos ao nosso retiro, mostramos uma peça muito interessante: trata-se de um quadro de autoria ainda desconhecida mas que revelaremos em breve e que o nosso novo colaborador Manuel Amante da Rosa ofereceu a pessoa amiga. Praia de Bote, que fez hoje uma tirada de "Dia de Soncente", para agora MESMO, por uns dias. Nem que caia o céu...

Schooner "Carvalho" leaving Boca de Pistola Harbour, Santo Antão, circa 1960

4 comentários:

  1. Lindo! Embarquei e desembarquei em Boca de Pistola algumas vezes.

    ResponderEliminar
  2. Do "Carvalho" sempre tive uma paixão e raiva de nunca ter podido viajar nele. Ê que nunca parava no Penedo da Janela onde devia ficar.
    O quadro vale muito por razões diversas

    ResponderEliminar
  3. Eu, a minha raiva foi vê-la morrer duma morte lenta em cima do cais de cabotagem na baía do porto grande de São Vicente, não poder fazer nada.

    ResponderEliminar
  4. Quando estudante em Mindelo, ano lectivo 69/70, ainda fiz uma viagem nele. Havia o "Nauta" atracado no Porto Novo, mas as linhas do "Carvalho" empolgaram-me. Eram suaves, de aventura e sonhos. Contrárias às do irmão que por vezes pareciam uma sapata, do largo bojo, de linhas indefinidas entre uma traineira à vela e velho cacilheiro do Tejo. Ainda que aguentasse mais mar. Este quadro, baseado em fotos e algumas sugestões foi o presente de casamento para a filha do meu bom amigo Anibal Oliveira, residente no Brasil. Quando ele emigrou para o Brasil, ainda muito jovem, partiu deste porto, de Boca de Pistola, vindo lá de bem dentro de Chã de Pedra, na primeira etapa da longa jornada. A imagem simboliza o que se deixou e da esperança de melhor vida do que poderia estar para além daquela linha do plúmbea horizonte. O autor é um amigo que conheci graças à sua especialidade pictórica. Pinta velhos navios, em mar tempestuoso, com faróis. Claudioberanzoli.it. Tem muita obra por aí e é apreciado. Sugiro uma consulta ao site dele. Claber Art Gallery. a sua última obra para mim é o velho rebocador "Shell Matiota" com o Farol Maria Pia, na ilha de Santiago, por detrás a responder a uma chamada de salvamento.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.