quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

[1833] Novo livro de Arsénio de Pina

Praia de Bote já recebeu o book, autografado e tudo. Entre textos conhecidos e outros para nós inéditos, numa primeira leitura ficou-nos a ideia de uma obra que fixa com brilhantismo e clareza um tempo de Cabo Verde que sem esta observação arguta e não interesseira (mas muito interessada) o País não teria tido comparável olho vivo. Anunciado no Praia de Bote no post 1825, "Escutai as vozes do bom senso" tem nesse local uma mais que interessante crítica de Luiz Silva que agora puxamos para primeira página.

Estamos perante um livro que aborda os problemas de Cabo Verde, visitando as áreas da economia, da cultura, da emigração e regionalização, fornecendo novas pistas para uma solução dos problemas de Cabo Verde. "Escutai as vozes do bom senso", antes de que seja tarde e custoso para os cabo-verdianos, vivendo dentro e fora de Cabo Verde. É um dever ler este livro que convida ao sacrificio por Cabo Verde de todos os cabo-verdianos que amam e se dignificam em afirmar a sua cabo-verdianidade. Sem rodeios, mas firme e de peito aberto, pode ter dito coisas que não agradam a muita gente e em especial aos políticos. Mas o dever do escritor, do homem livre é de se comprometer antes de tudo com a sua pátria, com a Nação, sejam quais forem os sacrificios. Estamos assim face a um cabo-verdiano de primeira água, livre e que esteve em todos os combates por Cabo Verde, sempre digno e altivo. A Regionalizaçao, hoje, constitui mais um combate por Cabo Verde, mais justo, mais democrático, onde todos têm direito ao pão e à liberdade.
Luiz Silva

O lançamento do novo livro de Arsénio Fermino de Pina em Lisboa terá lugar a 30 de Janeiro, na Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde, Carnide (junto à saída do metro e à esquadra da PSP), pelas 16h00.

3 comentários:

  1. Jà cà canta !!!
    Estou certo que vai ser mais um sucesso. Arsénio é um dos expoentes màximos actualmente
    Sorte !

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo o que diz o Luiz Silva, cuja presença neste blogue é coisa que vamos ansiando que aconteça, para aumentar o número dos indefectíveis frequentadores e colaboradores.

    ResponderEliminar
  3. Um outro livro não menos importante é o de Arsénio de Pina, Escutai as Vozes do Bom Senso, será lançado no próximo sábado 30 de Janeiro às 16 horas, na Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde, Carnide, Lisboa (junto à saída do metro de Carnide e à esquadra da PSP).
    Este livro que é uma colectânea de artigos , versa sobre alguns temas mais candentes da actualidade cabo-verdiana e internacional, nomeadamente a regionalização em Cabo Verde. Um crítico do neo-liberalismo e um homem de 'gauche', Arsénio de Pina denuncia, o capitalismo de casino a que estamos submetidos neste mundo de globalização e mundialização descontrolados, e as desigualdades crescentes entre países e em cada país. Nunca o Mundo foi mais desigual. Este livro é um aviso de um sábio aos governantes de Cabo Verde e do Mundo: Escutai as Vozes do Bom Sensol!!!

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.