Mr. James Lindsay Sands era capitão engenheiro de máquinas da marinha britânica (RN - Royal Navy) e já estava reformado quando Jorge V, no dia 1 de Janeiro de 1936 (o monarca morreria pouco depois, a 20 desse mesmo mês), a partir do Saint James Palace lhe atribuiu a Ordem do Império Britânico (categoria "Divisão Civil"), enquanto vice-cônsul em São Vicente de Cabo Verde. Isto encontrei eu na pág. 11 do suplemento da "London Gazette" do dito dia. Mais direi de Mr. Sands, quando calhar, pois a tarefa de andar armado em bulldozer da História das ilhas cabo-verdianas dá um trabalho dos diabos. Oh yes, it does...
O número de hoje não vale so uma rama de espinheira mas um pé inteiro, e daqueles "màs grande" !!!
ResponderEliminarHá muito que venho falando do Captain Sands, digníssimo Representante de Sua Majestade Britânica em S.Vicente durante a II Guerra Mundial, lamentando não merecer a nossa curiosidade porque ele fartou-se de enviar relatórios aos verdadeiros Serviços de que dependia.
O lugar de Cônsul podia ficar a cargo de outra pessoa mas decidiram enviar um "retired" mas especialista. Mr. Lindsey Sands, como era mais conhecido (lembro-me agora) era funcionário do MI (não sei se I, II... ou V) e sabia como saber as coisas da boca do povo
De tudo quanto mereceu os meus OBRIGADOs ao Praia de Bote (e são muitas) este é um dos mais importantes.
Braça pertadim.
Estava eu com um ano e meio quando isto aconteceu...Não admira, pois, que não me recorde...
ResponderEliminarBraça sem memória,
Zito
Oh, yes, it's very interisting! O Val mais de uma vez falou-me deste captain Sands.
ResponderEliminarPelo que já li do captain Sands, o homem era teso e defendia as gentes de Cabo Verde, cascando em Portugal. Mas li em inglês e de viés, tenho de ler com mais cuidado para perceber bem a sua acção na ilha.
EliminarBraça com "Yes, prime minister!",
Djack
Amigo, Djack:
EliminarPor favor, um poste sobre ele. Num dos dois blog's ja saiu uma foto dos ingleses em S.Vicente onde està o velhinho no lugar de honra. Gostaria de ver confirmado que disse jà: o Captain era velhinho mas... não deixava passar nada.
Isso é da Histôria de S.Vicente e também dos british.
Thank's a lot !