quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

[1931] De vice-cônsul para vice-cônsul ou prenda para o de Tours, monsieur Valdêmarrr

Mr. James Lindsay Sands era capitão engenheiro de máquinas da marinha britânica (RN - Royal Navy) e já estava reformado quando Jorge V, no dia 1 de Janeiro de 1936  (o monarca morreria pouco depois, a 20 desse mesmo mês), a partir do Saint James Palace lhe atribuiu a Ordem do Império Britânico (categoria "Divisão Civil"), enquanto vice-cônsul em São Vicente de Cabo Verde. Isto encontrei eu na pág. 11 do suplemento da "London Gazette" do dito dia. Mais direi de Mr. Sands, quando calhar, pois a tarefa de andar armado em bulldozer da História das ilhas cabo-verdianas dá um trabalho dos diabos. Oh yes, it does...




5 comentários:

  1. O número de hoje não vale so uma rama de espinheira mas um pé inteiro, e daqueles "màs grande" !!!
    Há muito que venho falando do Captain Sands, digníssimo Representante de Sua Majestade Britânica em S.Vicente durante a II Guerra Mundial, lamentando não merecer a nossa curiosidade porque ele fartou-se de enviar relatórios aos verdadeiros Serviços de que dependia.
    O lugar de Cônsul podia ficar a cargo de outra pessoa mas decidiram enviar um "retired" mas especialista. Mr. Lindsey Sands, como era mais conhecido (lembro-me agora) era funcionário do MI (não sei se I, II... ou V) e sabia como saber as coisas da boca do povo
    De tudo quanto mereceu os meus OBRIGADOs ao Praia de Bote (e são muitas) este é um dos mais importantes.
    Braça pertadim.

    ResponderEliminar
  2. Estava eu com um ano e meio quando isto aconteceu...Não admira, pois, que não me recorde...
    Braça sem memória,
    Zito

    ResponderEliminar
  3. Oh, yes, it's very interisting! O Val mais de uma vez falou-me deste captain Sands.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que já li do captain Sands, o homem era teso e defendia as gentes de Cabo Verde, cascando em Portugal. Mas li em inglês e de viés, tenho de ler com mais cuidado para perceber bem a sua acção na ilha.

      Braça com "Yes, prime minister!",
      Djack

      Eliminar
    2. Amigo, Djack:
      Por favor, um poste sobre ele. Num dos dois blog's ja saiu uma foto dos ingleses em S.Vicente onde està o velhinho no lugar de honra. Gostaria de ver confirmado que disse jà: o Captain era velhinho mas... não deixava passar nada.
      Isso é da Histôria de S.Vicente e também dos british.
      Thank's a lot !

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.