quarta-feira, 16 de março de 2016

[2029] Meteorologia em Cabo Verde, uma longa história

Este post, dedicado à memória de Zizim Figuera, é decorado com um grande texto seu (grande em qualidade, como eram quase todos) AQUI

Note-se que a criação dos Serviços de Meteorologia de Cabo Verde foi pedida a Salazar pelo Ministro das Colónias de então, Francisco José Vieira Machado (1898-1972), precisamente no dia 14 de Novembro de 1938 (ver início e final do documento na conclusão deste post)

"Diário Popular" (Lisboa, Portugal)
20.Maio.1954, pág. 7
(texto copiado do original, na Biblioteca Nacional de Lisboa)

PROBLEMAS DE CABO VERDE. 
OS SERVIÇOS METEOROLÓGICOS VÃO SER DOTADOS DE UMA NOVA SEDE

Para todas as actividades, tem, hoje, particular interesse e importância o estudo das condições meteorológicas. Quanto a Cabo Verde, a prova está, por exemplo, na falta de elementos relativos a alguns anos e locais onde estes serviços foram descurados. 

Nos anos 50 e médios 60, os Serviços de Meteorologia situavam-se no 
último piso da parte larga da Torre de Belém.  Na fotografia, a segunda
 janela a contar de cima pertencia a uma das salas da Meteorologia.
Pela lei n.º 2042, os Serviços Meteorológicos da Província passaram a fazer parte do Serviço de Meteorologia Nacional (categoria de Serviço Regional), com o chefe no Centro do Sal e compreendendo as seguintes estações e postos: Centro Meteorológico do Sal – onde se encontra o centro de previsão para a aeronáutica e informação do público; Observatório Meteorológico do Mindelo – estação sinóptica, onde está centralizado o Serviço de Climatologia e controle de diversos postos do arquipélago; Estação Meteorológica da Praia – sinóptica; e os postos termo-udométricos da Ponta do Sol (Santo Antão), Preguiça (S. Nicolau), Sal Rei (Boa Vista), Santa Catarina (Santiago), S. Filipe (Fogo) e Nova Sintra (Brava); e udométricos de Tarrafal de Monte Trigo (Santo Antão?), Ribeira Brava (S. Nicolau?), Porto Inglês (Maio). S. Jorge dos Órgãos e Serra da Malagueta (Santiago).

Além destes postos, existem, ainda, as estações climatológicas dos Serviços Agrícolas, Florestais e Pecuários, na ilha de Santiago (Trindade, Curralinho, S. Jorge dos Órgãos, Malagueta e um posto de chuva-chove) e na do Fogo (Monte Velha?).

O posto da Passagem, no concelho do Paul, na ilha de Santo Antão, pertencente à Brigada Técnica de Estudos e Trabalhos de Hidráulica, foi dado como incapaz, por estar mal instalado.

Em Pedra de Lume, ilha do Sal, e na Furna (ilha Brava), existem, também, postos de observação do estado do mar. Em S. Vicente, esse serviço é feito pelo Observatório do Mindelo, por intermédio do Ilhéu dos Pássaros; e na Praia, no Farol da Ponta Temerosa.

A organização dos Serviços Meteorológicos do Arquipélago começou em Outubro de 1952, com a instalação de novos postos. Junto do antigo Fortim d’El-Rei, em S. Vicente, já foi escolhido terreno para construção de um edifício destinado ao Observatório do Mindelo, em virtude de não serem julgadas satisfatórias as suas actuais instalações no edifício da Capitania. [assinado P. A.]

Temos na nossa posse o documento completo (que aliás está disponível na Internet e é fácil de encontrar) da criação do Serviço Meteorologico de Cabo Verde. Eis aqui o título e as curiosas palavras finais do mesmo.





1 comentário:

  1. Um conhecimento importante que o Djack desenterrou do arquivo para no-lo divulgar.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.