sexta-feira, 18 de março de 2016

[2033] Boas companhias... (1)

Acho que a Ondina Ferreira não sabia, até este momento, desde quando nos conhecemos. Mas eu fiquei a saber ontem, quando estava a actualizar a minha bibliografia. Precisamente desde Junho de 2009 - ou melhor dizendo, desde início de Julho desse ano, quando o "Terra Nova" onde eu escrevia pela segunda vez (até agora, 46 vezes, a primeira, em Fevereiro de 2007) chegou aqui a casa. Um tipo descobre cada coisa, quando vasculha nas papeladas...






4 comentários:

  1. Oh! meu querido amigo! Já que estamos em maré de "troca da galhardetes" no melhor sentido da expressão, sempre lhe vou dizendo que venho lendo os seus artigos de há muito no «Terra Nova». Aliás, creio que foi daí que soube da publicação do seu livro «Capitania» e numa das minhas viagens à "Metrópole" (que os "nacionalistas" chauvinistas não nos oiçam...) adquiri um exemplar. Romance de S. Vicente, cuja leitura recomendo, pois que em linguagem coloquial, memorialista, algo intimista, com uma imensa humanidade que parece reflectir o seu autor.
    Não me vou alongar mais, termino esta minha carta, (como as do antigamente da vida) enviando muitas mantenhas.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Capitania" veio cá das profundezas da memória e da saudade. Teve 200 páginas, as primeiras 100 escritas de um jacto, as outras um pouco mais demoradas, mas teria decerto 400 se os meus pais ainda estivessem vivos na altura. Já escrevi muito e prevejo escrever bastante mais. Mas acho que nunca mais conseguirei fazer nada como aquilo. A verdade é que o motivo era mais que bom...

      Braça com tinta Parker e caneta da mesma marca,
      Djack

      Eliminar
  2. Bem, aproveitei e li o artigo da nossa Ondina. Como sempre, pertinente e incisiva nos seus recados à puridade. De facto, custa a crer que depois da independência ainda se verifiquem casos como o que ela citou. Um dos cancros de Cabo-Verde é essa situação de famílias monoparentais, desprotegidas, entregues ao "deus dará" ou, no mínimo, ao esforço indómito das mães de fidje. Aí a política do partido único nada logrou mudar. Sei que é difícil mas alguma coisa a política tem de fazer mais decididamente para prever essas situações e apoiá-las dentro do possível, protegendo a mulher com medidas especiais.

    ResponderEliminar
  3. Ondina, a "Metrópole" agora é a Praia. Com essa os nacionalistas não se importam nada.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.