sábado, 19 de março de 2016

[2038] Hoje m'ta bá passá sabe na Rubera d'Julion

Os últimos posts foram muito trabalhosos (claro que ainda podem ser comentados), hoje é sábado, não me apetece estar de serviço ao Praia de Bote e por isso vou mas é passar o dia na Ribeira de Julião, com o administrador do concelho, o coronel que comanda a força militar de São Vicente e o capitão dos portos, mais as respectivas famílias.  Apareçam!... Arranja-se uma cachupinha.



3 comentários:

  1. Desculpa, Djack, mas o coronel não comandava as forças militares de S. Vicente. Era o comandante do Comando Territorial Independente de Cabo Verde, e isso incluía Santiago. Excepto no período da II Guerra Mundial, em que um brigadeiro era o comandante de toda a tropa que lá estava, a da guarnição local e o contingente expedicionário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é claro que sim, pois em 1962 quem comandava o quartel tinha apenas a patente de major, o major Cravo, com dois filhos, um dos quais meu colega de turma no Gil.

      Braça agradecida pelo reparo,
      Djack

      Eliminar
  2. Djack, o major Cravo devia ser o chefe de estado-maior do Comandante Territorial Independente de Cabo Verde (CTICV). Esse comando era de coronel e abrangia todo o território e todas as forças militares, quer as de guarnição (S. Vicente e Santiago) quer as de reforço que passavam eventualmente pelo território.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.