quarta-feira, 23 de março de 2016

[2070] No "Tarrafal", trabalha-se...

Sim, o "Tarrafal" está fundeado no Porto Grande. Mas a bordo trabalha-se, que julgam vocês? Uns num lado, outros noutro, os elementos da tripulação encontram-se em actividade, preparando nova partida ou realizando tarefas após recente chegada. Um dos homens, pendurado do mastro vai talvez descer a um porão, sabe-se lá... E eu aqui na "Atlântida", vedeta da Capitania, prestes a chegar a bordo. Já sei, já sei, estão cheios de inveja, mas que posso fazer? Vistam as bermudas, atirem-se do cais da Alfândega e venham a nado até cá, pronto...




4 comentários:

  1. O homem pendurado não pode descer no (porão?) ou tanque porque o Tarrafal esta carregada ao máximo, ele está cheio de água, talvez substituição duma lâmpada no topo do mastro. E o da escada no chaminé deve estar a afinar a buzina.
    Lembrei-me agora ao ver esta fotografia, dum grupo que pretende trabalhar num "museu" de água em São Vicente, mas estão com alguma dificuldade em arranjar documentação deste tipo.
    Abraço de Lembranças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a nossa gente é pouco dada a facultar fotografias e até certas informações. Sei do que digo. A propôsito disso: - Quando preparava o livro sobre os teatros da Castilho (e até antes) fartei-me de solicitar a um dos participantes algumas de que necessitava e ele nem resposta deu aos meus correios. Depois do livro ter saido, um dos seus filhos disse cobras e lagartos porque não mencionei o nome do pai. Com procedimentos deste tipo (esconder as coisas) nada vamos a parte nenhuma e depois ninguém poderà transmitir o que sabe aos que vêem.

      Eliminar
  2. Será este o Tarrafal que eu conheci ou é uma versão mais antiga?
    Só não me atiro ao mar, Djack, porque apanhei uma constipação.
    Quanto ao homem pendurado, escusado é dizer quem é. Parece que nessa altura ele ainda não bebia. Caso contrário, ninguém apostaria um chavo na sua capacidade de equilíbrio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como diz o Zeca, o "Tarrafal" era mais de tanques, do que de porões, embora "porão da água" também seja um termo náutico. Cá para mim, o Djosa de nha Bia fez uma abordagem ao navio, levou-o para Santo Antão e em vez de o encher de água encheu-o de grogue que depois vendeu de contrabando em São Vicente, reservando cinco garrafões para si... O que ele está ali a fazer é uma prova libatória/alcoólica...

      Braça com hic! hic!,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.