terça-feira, 19 de julho de 2016

[2285] História, Cultura, Património e Turismo Urbano (I) Escrito por José Almada Dias

Ver AQUI

5 comentários:

  1. Gostei desta afirmação de Correia e Silva "São Vicente tem fome de futuro, de inovação, de ser diferente do resto das ilhas". o homem da Praia parece que se converteu à magia desta ilha. Eu diria que nos roubaram o futuro!! a ilha/cidade líder do arquipélago vai ter que se contentar com a sua desclassificação?

    ResponderEliminar
  2. Eu diria que apesar da onda de crimes culturais (e nao só) que têm atingido a nossa ilha, o nosso passado ainda tem muito futuro. Leves sinais actuais de "acordamento" parecem indicar isso mesmo. Veremos se isso se confirma, de facto.

    Braça c'sperança,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Os 15 (quinze) primeiros ano da independência cortaram a ilha de São Vicente a oportunidade de continuar a ligação que tinha com aqueles que fundaram a cidade do Mindelo.
    Apesar de estarem com alguma desgaste, ainda existiam os barcos a vela, os restos das infraestruturas de carvão em estado de recuperação, os estaleiros de ex. Wilson ainda funcionavam, Ferro & Companhia estava ainda em actividade, a cidade ainda não estava poluída construções "Clandestinas" portanto, a Galinha com ovos de ouro morreu de morte matado

    ResponderEliminar
  4. "...modo como o invulgar percurso desta cidade-ilha moldou o carácter das gentes de todas as ilhas".
    Folgo-me ouvir isso porque tenho ouvido de muitos que "Os portugueses deram tudo a S.Vicente agora é a vez da Praia". Dai condenarem a ilha a 20 anos de purgatôrio e que dura hà mais de 41.
    O articulista fala de Dji de Sal que pertencia ao Wilson & Son's e eu cito o "Lombe Maclode" que, por sinal, ficava em frente à casa onde moraram algum tempo a sua mãe e os avôs Almada. Este agrupamento de casas pertencia à Miller & Cory's cujo gerente era um tal de Mc Leod.

    ResponderEliminar
  5. Intervenções desta natureza são necessárias para mobilizar as vontades locais e exigir do poder o que lhe é devido.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.