Ou me engano, ou a televisão está a dar um pouco mais de atenção aos acontecimentos do Mindelo. Penso tratar-se de uma outra orientação do Ministério da Cultura. E até surpreende, porque o actual titular da pasta era o responsável pelo programa "Nha terra nha Cretcheu", que se cingia praticamente à ilha de Santiago. Vi há anos um número considerável de episódios desse programa e não tive a oportunidade de ver um único que se referisse à ilha de S. Vicente. Houve um rebate de consciência? Provavelmente. Costuma-se dizer que o seu a seu dono. Efectivamente, o único Carnaval com cabeça tronco e membros em Cabo Verde, com alma e genuinidade criativa, é o do Mindelo. Segundo disse o locutor, vão criar os Mandingas na Praia. Pronto, têm direito a isso, mas, caramba, as coisas não deviam funcionar assim. Fica mal viver de imitações, quando, creio, os santiaguenses têm matéria patrimonial para serem originais nesta como em outras manifestações festivas e culturais. Ah, como eu gosto de nha povo do Mindelo! Mas bastas vezes tenho auspiciado que transfiram um pouco da sua energia criativa para outras áreas da vida colectiva. Para criar emprego e riqueza na ilha, e também para engrossarem a sua voz no auditório nacional.
Covenhamos que não só de carnaval terá de viver este povo de S Vicente!! Até a presente data não vejo no horizonte um destino diferente para o povo desta ilha
Ou me engano, ou a televisão está a dar um pouco mais de atenção aos acontecimentos do Mindelo. Penso tratar-se de uma outra orientação do Ministério da Cultura. E até surpreende, porque o actual titular da pasta era o responsável pelo programa "Nha terra nha Cretcheu", que se cingia praticamente à ilha de Santiago. Vi há anos um número considerável de episódios desse programa e não tive a oportunidade de ver um único que se referisse à ilha de S. Vicente. Houve um rebate de consciência? Provavelmente.
ResponderEliminarCostuma-se dizer que o seu a seu dono. Efectivamente, o único Carnaval com cabeça tronco e membros em Cabo Verde, com alma e genuinidade criativa, é o do Mindelo.
Segundo disse o locutor, vão criar os Mandingas na Praia. Pronto, têm direito a isso, mas, caramba, as coisas não deviam funcionar assim. Fica mal viver de imitações, quando, creio, os santiaguenses têm matéria patrimonial para serem originais nesta como em outras manifestações festivas e culturais.
Ah, como eu gosto de nha povo do Mindelo! Mas bastas vezes tenho auspiciado que transfiram um pouco da sua energia criativa para outras áreas da vida colectiva. Para criar emprego e riqueza na ilha, e também para engrossarem a sua voz no auditório nacional.
Eu não sei, Adriano. Talvés isso seja so para os Mandingas.
ResponderEliminarCovenhamos que não só de carnaval terá de viver este povo de S Vicente!!
ResponderEliminarAté a presente data não vejo no horizonte um destino diferente para o povo desta ilha