quarta-feira, 17 de maio de 2017

[2956] Câmara Municipal de Santa Catarina, ilha de Santiago, organiza no Centro Cultural Norberto Tavares


O Pelouro da Cultura, Género, Comunicação e Imagem, liderado pela vereadora Jassira Monteiro, assinala esta quinta-feira, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, que este ano se realiza sob o lema "Museus e Histórias contestadas: Dizendo o indizível", e tem lugar no Centro Cultural Norberto Tavares.

As actividades prolongam-se até ao dia 26 de Maio, registando no próprio Dia Internacional dos Museus uma conferência sobre "O Papel dos Museus no Desenvolvimento do País", que tem como orador Jair Fernandes, técnico do Instituto do Património Cultural. Neste dia regista-se, ainda, a abertura da Exposição "As Fomes em Cabo Verde: Causas e Efeitos (1580-1949)", bem como de uma MiniFeira de Livros e distribuição de desdobráveis, que se prolongam até dia 26.

Guia da Exposição

A Exposição temporária e itinerante "As Fomes em Cabo Verde: Causas e Efeitos (1580-1949)" foi inaugurada em 2013 e relata um período negro da nossas história, pouco divulgada no país, mas que deve ser contada aos mais jovens, de modo a conhecerem os anos de sofrimento, mortes e miséria de inúmeros cabo-verdianos, cuja luta pela sobrevivência não foi fácil, sobretudo, devido à insularidade e à seca que desde os primórdios fizeram sentir os seus efeitos nas ilhas.

Esta mostra documental e fotográfica está organizada em 18 (dezoito) painéis e 7 (sete) secções temáticas intituladas, respectivamente:

1 – Breve contextualização histórica e fotográfica de Cabo Verde;
2 – As Fomes em Cabo Verde;
3 – As Principais Causas da Fome;
4 – Os Efeitos das Fomes na Vida do Povo das Ilhas;
5 – A Assistência Pública em Tempos de Crise;
6 – Cidade da Praia “Porto de Abrigo” dos Famintos;
7 – O Desastre da Assistência.


1 comentário:

  1. Trata-se de um assunto que deve ser relembrado porque faz parte do património memorialístico das ilhas. Triste património, é verdade, mas é por isso mesmo que não deve passar ao olvido.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.