terça-feira, 11 de julho de 2017

[3058] Novo livro congrega textos recentes do grupo (na diáspora) de relexão para a descentralização de Cabo Verde

 NA ENCRUZILHADA DA REGIONALIZAÇÃO, RUMO À DESCENTRALIZAÇÃO


Este é o título de uma nova obra do Movimento de Regionalização de Cabo Verde − Grupo de Reflexão da Diáspora.

O livro será apresentado durante o Verão de 2017 em Cabo Verde, a começar por Mindelo (S. Vicente), antes do final do corrente mês de Julho. Se possível, será apresentado nas demais ilhas do arquipélago, e até ao fim do ano em várias comunidades da Diáspora. A ideia é debater com os cidadãos as nossas teses e projectos sobre e para Cabo Verde (Regionalização/ Descentralização/ Autonomias), tendo em vista as melhores soluções para fazer face à situação em que se encontra o nosso país, nomeadamente do ponto de vista da organização político-administrativa e mesmo socioeconómico.

A conjuntura é favorável a este debate, pois será na sequência do poderoso movimento cívico Sokol 2017, nascido em S. Vicente, e que apanhou toda a gente de surpresa, incluindo os regionalistas. O interesse deste movimento é que vem recolocar na agenda pública um conjunto de questões e reivindicações já tratado neste e no anterior livro.

Recorde-se que o Grupo de Reflexão da Diáspora publicou em 2013 a sua primeira obra sobre esta problemática, intitulada “Cabo Verde: Os Caminhos da Regionalização”. Este novo livro dá continuidade à reflexão sobre a temática e aprofunda melhor os conceitos, tendo em conta a evolução de uma opinião pública finalmente desperta para a realidade e que foi particularmente expressiva na manifestação de 5 de Julho.

A agenda, locais e datas, dos lançamentos, em Cabo Verde e na diáspora, serão oportunamente divulgados. De qualquer modo, o ponto de partida será Mindelo.

Data: 27 de Julho, às 18 horas
Local: Universidade do Mindelo 
Seguido de debate/discussão alargado ao público

Para pagamento dos custos de impressão do livro, são praticados os seguintes preços:

Preço (Cabo Verde): 1500$00

Preço (Portugal): 20 euros

Preço (resto do mundo): 25 euros (pelos portes de correio)

Os interessados que residem no "resto do mundo" enviam para o meu e-mail (de José Fortes Lopes) o respectivo endereço postal. 

Por motivos óbvios, Praia de Bote não divulga aqui o endereço electrónico de JFL, coisa que ele poderá fazer, nos comentários, se assim o desejar.

3 comentários:

  1. Praia de Bode, é um blog em que se pode contar.
    Força Pov.cv !!!

    ResponderEliminar

  2. Só agora de volta ao Praia de Bote pois muito trabalho neste fim de ano, lectivo antes de viajar.
    Grato Djack pela publicação do texto. Pode ser também para o email do Adriano Miranda Lima. O meu é o jose.flopes@netcabo.pt

    ResponderEliminar
  3. Também os meus agradecimentos para o Djack pela iniciativa de divulgar este livro.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.