segunda-feira, 23 de outubro de 2017

[3215] Visita de Leão Sacramento Monteiro a Lisboa

Leão Maria Tavares Rosado do Sacramento Monteiro era governador de Cabo Verde desde 1963. A 21 de Julho de 1968 (o seu mandato terminaria no ano seguinte), vem a Lisboa com a esposa (a senhora macaense que se vê nas imagens) e no dia 24 almoça no Palácio de Belém com o Presidente da República.

Já o disse, mas repito: a primeira vez que pisou tchom de Mindelo na qualidade de Governador, fê-lo entrando pela Capitania dos Portos (viera de barco da Praia, ao qual a lancha da Capitania o foi buscar), seguindo depois pela Rua da Praia de Bote. Como diz o outro, "eu estava lá e vi!".

Nascido em Nelas, Viseu (1920) e falecido na Parede, Cascais (2005), tinha ligações familiares em Cabo Verde, como sabemos.

Ver AQUI e AQUI

3 comentários:

  1. O sistema privou-nos aqui das imagens.
    Efectivamente, o então Governador de Cabo Verde, tem familiares na ilha do Fogo e também na Guiné (Bissau). De qualquer outra forma està ligado (?) aos Macedos da ilha do vulcão. Para certezas so o nosso amigo João Manuel Nobre de Oliveira pode confirmar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há problemas com os filmes, deste lado. O que me parece é que não esperou o tempo suficiente para eles poderem surgir. A coisa é um bocadito lenta. Mas, repito, eu consigo vê-los carregando nos dois aquis.

      Braça com "Li na Soncente gent ca t'oiá pa relóge!"
      Djack

      Eliminar
  2. O Comandante Sacramento Monteiro, como as imagens demonstram, parecia, e certamente era, pessoa de boa pinta e categoria. Naquele tempo, os oficiais das Forças Armadas eram muito mais considerados e valorizados pelo Estado e pela própria sociedade. Serviam com modéstia, discrição, seriedade e dum modo geral com assinalável competência, em funções do Estado. Não saíam com os bolsos cheios ou com estipêndios extraordinários, nem o cargo era trampolim para outros voos. Saíam de consciência tranquila e honrados por terem dado o melhor de si. Normalmente, regressavam às suas funções normais nas estruturas orgânicas das Forças Armadas.
    Tenho gostado imenso destes videos que o nosso Djack nos tem proporcionado.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.