terça-feira, 21 de novembro de 2017

[3245] A homenagem de Oeiras ao médico e escritor Henrique Teixeira de Sousa no próximo domingo, 26 de Novembro

Ver também post 3243, com mais informação sobre a homenagem

Com Adriano Miranda Lima, em 2005, em Algés
Praia de Bote repescou um filme de memória de Henrique Teixeira de Sousa que aqui deixa aos seus visitantes (acesso ao link mais abaixo), bem como uma foto deste com um dos maiores colaboradores e comentadores do blogue - como nós, seu grande admirador.

Colocamos ainda duas capas de opúsculos que pertenceram ao regente agrícola cabo-verdiano Fausto Vasconcelos Barbosa (também nascido  do Fogo, em 1937, e falecido em Linda-a-Velha, Portugal, em 1992) e que agora estão na nossa biblioteca. O segundo, "Alimentação e saúde nas ilhas de Cabo Verde", comporta o texto de uma palestra proferida no Liceu Gil Eanes, em 7 de Abril de 1957.

Ou seja, nem só de romances vive a obra deste cabo-verdiano ilustre que foi Teixeira de Sousa.

Ver FILME AQUI


6 comentários:

  1. Que prazer isso me dà !!!
    Homenagem a um dos mais valorosos e competentes nacionais caboverdeanos de todos os tempos que - infelizmente - não foi aproveitado logo ao nascer da nação.
    Talvez isso tenha proporcionado ao ilustre filho da ilha do vulcão inspiração e tempo para deliciar os lusófonos com seus livros que marcarão História.
    Apraz-me ainda ver junto ao Dr. Teixeira de Sousa um dos actuais mestres da língua lusa. Embora não tenha ainda publicado um só livro (escritos, guardados), Adriano Miranda Lima já deu o suficiente na Comunicação Social do seu alto conhecimento da língua de Camões e do seu imenso poder de análise social, cultural e político.
    Finalmente, neste comentário, não posso deixar despercebido o interesse, o amor e a abnegação do administrador do Praia de Bote que nos vem dando matéria para avaliar o quão cabo-verdeano é, para o nosso agrado.
    Hip !
    Hip !
    Hurra

    ResponderEliminar
  2. Great já fiz a publicidade . Dr Teixeira de Sousa merece. Um grande cabo-verdiano que agora se homeageia em terra lusas onde o seu corpo foi dado a terra, voltando à terra dos sesu antepassados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, se reparaste, no filme vê-se o jazigo (autoria do Leão Lopes) no cemitério de São Lourenço, no Fogo, onde as cinzas dele estão depositadas desde 2006. Pedro Pires esteve nessa cerimónia. O corpo foi cremado no Cemitério dos Olivais (Lisboa) e eu tive a suprema honra de lhe fazer o elogio fúnebre, minutos antes da cremação.

      Braça memorável,
      Djack

      Eliminar
  3. Intrigante, meti ontem aqui um comentário e ele afinal não vingou. Devo ter cometido um erro informático qualquer.
    O Dr. Teixeira de Sousa foi um ilustre conterrâneo que me deu a honra de ser meu amigo e correspondente nos seus últimos anos de vida. Efectivamente, ele era um dos GRANDES da nossa terra, e a este respeito alegra-me supor que existe unanimidade.Tenho arquivadas cartas pessoais dele e creio que algumas poderiam ser aqui divulgadas, dado o interesse do seu conteúdo. Vou ter é de decifrar de novo a sua caligrafia porque ela é tramada.
    Agradeço, Val, as tuas palavras, que são ditadas pela amizade, mas olha que nem pouco mais ou menos me considero "mestre da língua lusa". Contento-me em ser um aprendiz interessado e persistente. Mas não deixo de reconhecer três grandes mestres que tive, cada um na sua fase, Alfredo Brito, Antero Simões e Baltasar Lopes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso seria MESMO muito interessante. Faz lá a transcrição que a gente publica-as num bloco teixeirasousal com todas as honras que a coisa merece. Alfredo Brito, o boavisteiro Ti Fefa, também tem um lugar especialíssimo nas minhas memórias vividas cabo-verdianas (ou melhor dizendo, são-vicentinas / mindelenses). Aliás, já aqui lhe foi dado lugar de destaque (post 2534, em longo texto republicado, da tua autoria), em 29 de Setembro do ano passado.

      Braça à Sindicato dos Marítimos (sítio de Fefa)
      Djack

      Eliminar
    2. .
      Consideras-te;
      Nôs consideramos;
      Que importa quem não considera?
      V/
      .

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.