Esta coladeira bem bonita e que teve uma soberba e original interpretação dos antigos «Tubarões» na bela voz de Ildo Lobo; tem uma pequena e nostálgica história, na sua criação/inspiração. O seu compositor, Pedro Rodrigues, meu querido primo, encontrava-se - no ano em que a compôs a recuperar-se de uma lesão sofrida numa actividade desportiva - no hospital, em São Tomé e Príncipe. Contou ele que na cama vizinha estava um velho, doente cabo-verdiano -possivelmente antigo trabalhador de roça - que chorava no meio da sua dor que queria ir morrer à sua terra e que ao longo da sua vida de penoso labor, nem dinheiro conseguira juntar para a passagem de regresso a Cabo Verde. Isto inspirou de tal forma Pedro Rodrigues (compositor de muitas outras e boas coladeiras) que o levou a registar o "desepero" do velho e doente nesta cantiga: "Nha Cansera ca tem midida."
Esta coladeira bem bonita e que teve uma soberba e original interpretação dos antigos «Tubarões» na bela voz de Ildo Lobo; tem uma pequena e nostálgica história, na sua criação/inspiração. O seu compositor, Pedro Rodrigues, meu querido primo, encontrava-se - no ano em que a compôs a recuperar-se de uma lesão sofrida numa actividade desportiva - no hospital, em São Tomé e Príncipe.
ResponderEliminarContou ele que na cama vizinha estava um velho, doente cabo-verdiano -possivelmente antigo trabalhador de roça - que chorava no meio da sua dor que queria ir morrer à sua terra e que ao longo da sua vida de penoso labor, nem dinheiro conseguira juntar para a passagem de regresso a Cabo Verde. Isto inspirou de tal forma Pedro Rodrigues (compositor de muitas outras e boas coladeiras) que o levou a registar o "desepero" do velho e doente nesta cantiga: "Nha Cansera ca tem midida."
A explicação da Ondina é a cereja em cima do bolo. É importante conhecer a origem das coisas.
ResponderEliminar