sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

[3562] Moscas, moscas e mais moscas, no aeroporto do Sal... em Janeiro de 1953


"Diário Popular", Lisboa
4.Janeiro.1953

Pág. 7 – MOSCAS A MAIS NO AEROPORTO DA ILHA DO SAL – Ilha do Sal – Há poucos anos, quando aqui esteve a Missão do Instituto de Medicina Tropical a Cabo Verde, chefiada pelo sr. dr. Manuel Torquato Viana de Meira, conseguiu-se eliminar o mosquito e a mosca. O facto deu grande e natural satisfação aos habitantes desta ilha.

Agora volta de novo a afligir-nos a mosca. Além de serem incomodativas para todos, as moscas, aos milhares, dão um aspecto pouco acolhedor ao aeroporto do Sal – o seu director, sr. eng. Manuel Alexandrino, o poderia afirmar! – onde transitam passageiros de todas as nacionalidades e tripulações de aviões a caminho da Europa, América do Sul e América Central.

Ora sucede que se encontra presentemente em S. Vicente a Missão de Estudo e Combate da Malária em Cabo Verde, chefiada pelo sr. dr. Manuel Meira. Não seria possível que o Chefe desta Missão, a caminho de Lisboa dentro de algum tempo, viesse ao Sal para orientar a execução de uma desinfecção semelhante à que anteriormente fez?

Confiamos em que esta nossa razoável sugestão tenha eco junto da Direcção Geral da Aeronáutica Civil. E se assim suceder, estamos certos de que será muito facilitada no Instituto de Medicina Tropical pela boa vontade e valioso apoio do sr. professor dr. Francisco Cambournac (ver AQUI), que já estudou e admiravelmente conhece esta pequena parcela do Império Português – M. de C.

3 comentários:

  1. Notícia bedje, Djack, mais uma bem desenterrada. O que me intriga é haver tanta mosca num clima seco como o do Sal. Lembro-me do Dr. Meira em S. Vicente.

    ResponderEliminar
  2. Meu Pai ... Sargento Enfermeiro, teve a honra de trabalhar com o Dr Meira... Lembro-me bem desta Missão.

    ResponderEliminar
  3. Sim Sal apesar do seu clima seco tina muita mosca. Nunca tinha visto tanta mosca como uma vez de férias, de passagem nesta ilha, nos anos 80.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.