quarta-feira, 21 de março de 2018

[3645] Porto Grande: os antigos pescadores de moedas

28.Abril.1907


(...) Ao princípio da tarde, vimos a primeira lancha. Um oficial e três marinheiros, irrepreensivelmente fardados, constituíam a tripulação do barco que transportava cerca de três dezenas de passageiros. Pouco antes da atracadura, com o à-vontade de quem estava habituado a andanças daquele tipo, alguns começaram a arremessar moedas ao mar, na mira de que os muitos miúdos dependurados nas protecções que bordejavam o cais se atirassem à água. Estes, não se fizeram rogados. Bons nadadores, quase todos, era para eles empresa de pouca monta descer os escassos metros que separavam a superfície do fundo, que a forte luz do sol e a limpidez do oceano permitiam ver com clareza. O brilho do metal atiçava-lhes o desejo, e a competição gerava remoinhos e salpicos que obrigaram algumas misses mais idosas a levantar-se dos bancos cobertos de sarja azul para se chegarem até ao compartimento do motor, onde se sentiam protegidas da chuva que os mergulhos e a luta pelos pence provocavam. O Nhelas foi um dos primeiros a atirar-se. Deu-me a roupa a guardar e, em cuecas, deixou-se cair na água. Catch the coin, boy, catch the coin!, dizia-lhe um gordíssimo inglês. (...)
in "Capitania - Romance de São Vicente de Cabo Verde"


5 comentários:

  1. A imagem do Le Petit Parisien eu já a tinha visto nalgum lado... mas já não me lembro onde... É uma bela ilustração, sobretudo pelo seu valor histórico, que demonstra bem o ambiente que se vivia no Porto Grande no início do século XX.
    Quanto ao excerto do "Capitania", devo dizer que também é uma bela ilustração, no caso, literária! Bravo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não estou em erro, é no Mindelo Infos do Mic Dax. Mas só lá está a imagem dos saltos para a água. Eu fui à caça da revista integral, consegui dar com ela e saquei tudo, pelo que aqui podemos ver também a capa e o texto respectivo.

      Braça revistal,
      Djack

      Eliminar
    2. Não creio... Foi também num jornal, talvez na SGL (?). Já foi há uns anos e não me consigo lembrar...

      Eliminar
  2. Enfim, um espectáculo de circo à custa da miséria. Boas gravuras o Djack arranjou.

    ResponderEliminar
  3. Conhecia as duas ùltimas fotos mas foi diazà e jà nem me lembrava delas.
    Também nunca achei piada lançar moedas ao merguhadores como se fosse "ptà midje pa galinha que anda pa casa de gente..."

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.