Nesta coisa de postais ilustrados, quando a gente pensa que já viu tudo, há sempre ainda algo interessante para descobrir ou para relacionar. É o que acontece com estes dois que hoje mostramos. Um, cuja imagem já tínhamos de há muito no nosso arquivo e outro que nos foi há pouco cedido pelo amigo e "sgrovete" Artur Mendes.
No primeiro, o nosso, alguém escreve de São Vicente, por volta do início do século passado, para a sua querida Lulu (amor cuja força reforça com um final "qui t'adore") dizendo que está a meio do caminho para o destino traçado. Tem o postalinho o interesse acrescido da troca de legendas, fazendo da procissão Carnaval e do Carnaval o inverso... Mas este "enviador", porque "franciú", não topou o gato...
Já o postal do Artur tem outra relevância, a do seu visível remetente que escreve (curiosamente também em francês) de bordo no navio de guerra da marinha portuguesa "Pero d'Alenquer". Mais arguto que o gaulês de cima, José Eduardo de Carvalho Crato emenda a legenda para não gerar confusão. Ora este militar da Armada, que faleceu sem descendência, era tio-bisavô do ex-ministro Nuno Crato e oficial de grande carreira e prestígio. Não vale a pena estar a adiantar mais, pois pode ver-se a biografia do distinto capitão-de-mar-e-guerra que em passagem por Cabo Verde enviou o postal que agora comentamos, AQUI (mas vejam mesmo, pois achamos que muitos dos AQUIS que vamos pondo não têm observadores... e no entanto é nos AQUIS que está muitas vezes o maior interesse dos posts.
É muito curioso ver estas duas versões do mesmo postal! E já agora: qual a data do primeiro?
ResponderEliminarEu vejo sempre os AQUI! E como tal: José Bernardo ou José Eduardo?
Eduardo, claro, como se vê no AQUI. Mal sabe o dito que lhe trocámos o sobrenome, agora emendado.
EliminarGraças a mais uma "jgrovetadura" passei a conhecer esse oficial.
ResponderEliminarPostais interessantes com "mantenhas" interessantes. E fiquei a conhecer também o prestigioso oficial da Armada.
ResponderEliminar