sexta-feira, 23 de março de 2018

[3651] Um postal (ou dois...), um erro e uma personalidade interessante

Nesta coisa de postais ilustrados, quando a gente pensa que já viu tudo, há sempre ainda algo interessante para descobrir ou para relacionar. É o que acontece com estes dois que hoje mostramos. Um, cuja imagem já tínhamos de há muito no nosso arquivo e outro que nos foi há pouco cedido pelo amigo e "sgrovete" Artur Mendes. 

No primeiro, o nosso, alguém escreve de São Vicente, por volta do início do século passado, para a sua querida Lulu (amor cuja força reforça com um final "qui t'adore") dizendo que está a meio do caminho para o destino traçado. Tem o postalinho o interesse acrescido da troca de legendas, fazendo da procissão Carnaval e do Carnaval o inverso... Mas este "enviador", porque "franciú", não topou o gato...

Já o postal do Artur tem outra relevância, a do seu visível remetente que escreve (curiosamente também em francês) de bordo no navio de guerra da marinha portuguesa "Pero d'Alenquer". Mais arguto que o gaulês de cima, José Eduardo de Carvalho Crato emenda a legenda para não gerar confusão. Ora este militar da Armada, que faleceu sem descendência, era tio-bisavô do ex-ministro Nuno Crato e oficial de grande carreira e prestígio. Não vale a pena estar a adiantar mais, pois pode ver-se a biografia do distinto capitão-de-mar-e-guerra que em passagem por Cabo Verde enviou o postal que agora comentamos, AQUI (mas vejam mesmo, pois achamos que muitos dos AQUIS que vamos pondo não têm observadores... e no entanto é nos AQUIS que está muitas vezes o maior interesse dos posts.



4 comentários:

  1. É muito curioso ver estas duas versões do mesmo postal! E já agora: qual a data do primeiro?
    Eu vejo sempre os AQUI! E como tal: José Bernardo ou José Eduardo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eduardo, claro, como se vê no AQUI. Mal sabe o dito que lhe trocámos o sobrenome, agora emendado.

      Eliminar
  2. Graças a mais uma "jgrovetadura" passei a conhecer esse oficial.

    ResponderEliminar
  3. Postais interessantes com "mantenhas" interessantes. E fiquei a conhecer também o prestigioso oficial da Armada.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.