quarta-feira, 28 de março de 2018

[3665] Um livro de Bento Levy, "Deputado da Nação pelo círculo de Cabo Verde" em Lisboa

Acerca de Bento Levy, Praia de Bote já colocou vários posts que poderá ver AQUI, AQUI, e AQUI

Quanto a este curioso livro (edição "fora do mercado" do autor) de 126 páginas, composto e impresso na Imprensa Nacional de Cabo Verde em 1963, andou perdido (melhor dizendo, desaparecido) na nossa biblioteca cabo-verdiana  desde meados de Outubro do ano passado - quando o desenterrámos no estaminé de um alfarrabista da Calçada do Combro, Lisboa, e foi colocado no meio de muitos outros, afinal a poucos metros do sítio onde hoje deu entrada, após porfiada busca para trabalho que temos em mãos. Ou seja, repetindo o velho ditado, "Tudo o que é vivo, aparece..."

Para além do óbvio interesse histórico do livro, sublinhamos o autógrafo (oferecido na Praia a amigo que desconhecemos, Manuel Orlando de Oliveira) do mesmo ano.





3 comentários:

  1. Falar de gente dessa categoria nunca é demais. Vale (sempre) a pena rever os "Aqui's"
    Obrigado, gracias, grazie, thank's, Juquim d'Cuptania

    ResponderEliminar
  2. Também fui aos AQUI rever o passado, e este post é mais um que se junta à riqueza das pesquisas e recolhas que o nosso Djcak nos tem proporcionado para fixarmos e não deixarmos esmorecer factos e figuras importantes do nosso Cabo verde.

    ResponderEliminar
  3. Seria bom que este e outros livros de vários autores contemporâneis fosses reeditados, já que se perderam no Lixo da História,comose dizia, para perceber o pensamento destes cabo-verdianos que estiveram a dar o litro na Tapadinha e que depois foram acusados de todos os males...

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.