"Commercio do Cadaval" (Portugal), 1896.08.02, pág. 1 |
quinta-feira, 31 de maio de 2018
quarta-feira, 30 de maio de 2018
[3782] Lançamento de "O Fiel Defunto", de Germano Almeida, ontem, no Centro Cultural do Mindelo
Fotos de Zeca Soares, com ampliações do Pd'B. Não estão nítidas mas dão uma boa ideia do que foi o evento. Mais uma vez, agradecemos ao Zeca - que está sempre no local certo, à hora certa. No palco, o autor, ladeado pelos nossos amigos Manuel Brito-Semedo e editora Ana Cordeiro.
terça-feira, 29 de maio de 2018
segunda-feira, 28 de maio de 2018
[3778] Aviso aos navegantes!!!
O livro "O ataque de um submarino alemão no Porto Grande de S. Vicente durante a I Grande Guerra (1914-18)", de Jorge Morbey, está à venda no pavilhão do Turismo de Macau, na Feira do Livro de Lisboa, C13. Aproveite, envergue o seu escafandro e vá lá buscar um exemplar, como nós faremos muito em breve.
sábado, 26 de maio de 2018
[3777] Um conto quase cabo-verdiano
O bibliófilo
Por Jaime Santos
Por Jaime Santos
O acervo do bibliófilo incidia sobretudo em materiais escritos relacionados com um arquipélago da África Ocidental. Vivera numa das ilhas alguns anos e após o regresso à Europa começara a interessar-se pela história e cultura desse território, adquirindo obras que com ele se relacionassem, de literatura e poesia, bem como publicações de toda a ordem, nas áreas da história, sociologia, antropologia, agricultura, engenharia, arquitectura, artes, música, ciência e outras, em livro, periódicos e documentação variada. De modo que, cobrindo toda uma parede da sua extensa biblioteca havia uma estante dividida em seis módulos, apenas dedicada àquele interesse principal. Ali se podia encontrar mais de meio milhar de exemplares, muitos deles primeiras edições – em substancial parte, autografados –, que fora adquirindo por compra em alfarrabistas ou como oferta dos autores ou de amigos que lhe conheciam o particular gosto e a quem dizia recorrentemente que no fim da existência gostaria de ser sepultado numa das ilhas do arquipélago cuja literatura armazenava em casa com tanto carinho.
Acontece que a estante era alta e à medida que o bibliófilo foi entrando em idade se tornou mais difícil empoleirar-se (isto é, equilibrar-se) no banco de pequeno tampo que até aí utilizava para chegar aos livros depositados a maior altura, pelo que adquiriu uma escada de biblioteca, com rodas e seguros largos degraus. Ora, uma tarde, estava ele a meio da mesma, com vários volumes nas mãos, deu-lhe uma tontura. Na eminência de desmaiar, largou-os e agarrou-se à estante que com o seu peso e por não estar presa à parede desabou, arrastando-o e à escada.
Sepultado sob mais de duas centenas de livros, cumpria-se afinal o seu desejo, tanto mais que um dos que encimavam o cone literário que o cobria quando o encontraram se intitulava "Viver e morrer nas ilhas bem-aventuradas".
Sepultado sob mais de duas centenas de livros, cumpria-se afinal o seu desejo, tanto mais que um dos que encimavam o cone literário que o cobria quando o encontraram se intitulava "Viver e morrer nas ilhas bem-aventuradas".
quinta-feira, 24 de maio de 2018
terça-feira, 22 de maio de 2018
[3770] Germano Almeida, "Prémio Camões - 2018" - 9 ____ Prémio Camões para Germano Almeida. "Grande motivo de orgulho para Cabo Verde" - Cultura - RTP Notícias
[3768] Germano Almeida. "Prémio Camões - 2018" - 7
Memória de 1 de Janeiro de 2014, na Livraria Buchholz, Lisboa, durante a divertida apresentação de "Do Monte Cara vê-se o mundo". Na mesa, à direita, Zeferino Coelho, editor da Caminho (a longa editora portuguesa de Germano). O administrador do Pd'B é avesso a Facebooks e quejandos e também a colocar-se como protagonista num blogue em que há, de facto, sobretudo três: Cabo Verde, São Vicente e o Mindelo. Esta é uma das excepções... inevitável!...
Clicar na primeira seta e depois na segunda
segunda-feira, 21 de maio de 2018
[3762] Germano Almeida, "Prémio Camões - 2018". É o segundo de Cabo Verde, depois do de Arménio Vieira, em 2009
sexta-feira, 11 de maio de 2018
quinta-feira, 10 de maio de 2018
[3757] Grandes mindelenses (de antanho)!!!
Já o dissemos aqui várias vezes e repetimo-lo. Quando havia verdadeira forças vivas em São Vicente, não havia bota colonial que pisasse os são-vicentinos. Aqui está mais um exemplo!... Repare-se sobretudo no fraseado das primeiras três linhas.
[3755] Uma boa obra, um património salvo e uma salva de palmas do Pd'B
Delegação do Ministério da Educação em São Vicente passa a funcionar na antiga Escola da Praça Nova
[3754] Cabo Verde - Plataforma de investigação ao nível de Atlântico
Leia e oiça os depoimentos da ministra da Educação e do Presidente da República de Cabo Verde
[3753] Cabo Verde tem 10 ilhas...
O título/cabeçalho da notícia que divulgamos no Ver AQUI (abaixo) refere que Cabo Verde é um paraíso africano mas o texto só fala do Sal e apenas mostra imagens hoteleiras que também podemos encontrar no Algarve, em Espanha, California, Brasil, Martinica e etc., etc. ... Hum! Onde estão as imagens de Espargos? Onde estão as imagens dos cabo-verdianos? Onde está o verdadeiro Cabo Verde?
Ver AQUI
quarta-feira, 2 de maio de 2018
terça-feira, 1 de maio de 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)