quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

[4082] Brilhante! Manuel Brito-Semedo, a inteligência personificada (ou o bom senso, se preferirem)

Este homem merece todas as medalhas de Cabo Verde, todas as medalhas de Portugal e, sei lá, da UNESCO, da ONU e mais alguma de que me esqueci...

“Os erros vêm de trás, porque passou-se para a sociedade a ideia de que a língua cabo-verdiana combate a portuguesa e parece que têm na cabeça deles que é uma língua de resistência e que a língua portuguesa é estrangeira e não é nossa”, comenta.

Conforme Manuel Brito Semedo, não há avanços, porque o “Ministério da Educação não se ocupa convenientemente da língua portuguesa e o Ministério da Cultura não se ocupa convenientemente da língua cabo-verdiana”.

Ver texto completo, AQUI

4 comentários:

  1. O Prof. Manuel Brito Semedo sem papas na lingua.
    Bravo !!!
    Este é quem devia estar no Ministério da Educação.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo com o Brito Semedo. Até compreendo que ele, ainda assim, não rejeite a possibilidade de o crioulo vir a ser trabalhado para um dia ser língua de ensino. Digamos que ele talvez não queira ser politicamente... muito incorrecto.
    Eu é que não alimento esperanças nesse sentido. E até admito que será a nossa juventude que um dia, perante os desafios cada vez mais prementes deste mundo aberto e global, vai dar-se conta de que não lhe interessará refugiar-se na redoma de uma língua que só a nossa gente fala e percebe. Numa língua que lhe fecha as janelas e as portas para o mundo e, desde logo, para lutar por uma vida melhor em concorrência com outros.

    ResponderEliminar
  3. Eu também não alimento esperanças nesse sentido. Deresto desaprovo. O Humbero Cardoso no seu último artigo denunciou a guerra que uma certa elite sediada em Santiago (como sempre) leva a cabo contra a língua portuguesa vista como lingua colonial (imaginem) e para além dissso apresentou um conjunto de factores a ponderar sobre a viabilidade desta aventura, que eu também já tinha alertado há anos. Se avançarem com isso vai ser mais um retrocesso e o ridículo no seio da CPLP.

    ResponderEliminar
  4. O amigo Brito Semedo tem toda a razão e exprassa-o com clareza sem se impressionar com as correntes marsiânicas. É de se ver que o português é a quarta língua mundial, sen do, portanto, um instrumento fabuloso para a difusão do nosso pensamento e para que outros nos compreendam. Por outro lado,como se utiliza o crioulo a nível do ensino e os nossos alunos se qualificam em Portugal e no Brasil, chegam aí com sérias dificuldades em se expressarem correctamente e até para entenderem os professores, o que os inferioriza junto dos colegas.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.