terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

[4089] Bons augúrios para o ténis no Mindelo

1 comentário:

  1. Esse recinto sempre foi lugar de grande prestigio mas nunca ultrapassou em nùmero de praticantes o Grémio Desportivo Castilho, o mais popular numa época onde figurava a dupla Tchitcha-Néné de Nhô Antão. Todavia os encontros entre os dois clubes não eram frequentes.
    No Clube Mindelo ficou famosa a dupla Ildo-Faia (Ildo Ferreira e Faia Torres) que se empeitavam com os ingleses que, de vez enquando saiam da casca para umas partidas que ganhavam quase sempre.
    Em dada altura o maior ténista ingles que deve ter passado por CV era uma senhora deixava ganhar um ou outro jogador "para que não recusassem de jogar com ela". Mas o marido é que não estava pelos ajustes. Era bom também. E bom futebolista nos jogos de benemerência.
    Nos fins dos anos 30 do século passado, instalou-se ali um Circo Chinês (o ùnico do généro de que tenho ideia) que deslumbrou com nùmeros inesqueciveis, imitados pelos jovens durantes muitos anos seguintes.
    NOTA: -
    Foram o Tchitcha (caixeiro que foi trabalhar para a Praia) e o Néne (carpinteiro, que o seguiria logo) que dinamizaram (ou introduziram?) o Ténis na capital.
    Pouco mais tarde seria a vez do cricket e do golfe, por rapazes do Grémio Castilho. (Esta conversa foi-me relatada pelo meu amigo Cipriano Lopes que para ali foi transferido para abrir a Farmàcia do Leão. Piano vive em Lisboa e pode confirmar)

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.