domingo, 31 de março de 2019

[4188] Fotos antigas feitas no Mindelo


De um conjunto de fotos que circularam entre nós e que penso que serão todas ou em grande parte do acervo do Djô Martins, publicamos hoje três. Algumas têm texto identificativo de assunto mas outras apenas apresentam um número. Ficam portanto apetitosas para comentários dos nosso frequentadores mais interessados.

Foto identificada: "Orfeão da Universidade de Coimbra na sua viagem ao Mindelo, anos 50/60". Nota nossa: o local é a famosa casa de fim de semana de José Inocêncio da Silva "Djôfei", designada como Castelo de Vila Inês, no Lameirão. Pd'B possui um livro do plumitivo em que este o dedica a uma das presentes, em 10.9.1960 (ver AQUI). A foto deve datar mais ou menos dessa altura. Para curiosidade ainda maior, o terceiro estudante em pé  a contar da direita é o poeta Manuel Alegre, feito malandreco, a dar um carolo no colega da frente... Djôfei, qual bonzo, está em primeiro plano, de capa estudantil pelos ombros.
Foto identificada: "1898 - Alta burguesia do Mindelo"
Foto não identificada - É obviamente uma exposição de lavores femininos. Como a figura masculina é a de Guilherme Chantre "Chantrim", a foto deve ser na Escola Técnica mas também pode ser no Liceu Gil Eanes, visto que ele foi professor em ambos.

4 comentários:

  1. Antes de ler o texto tentava adivinhar qual era a zona rural onde localizava a casa pois a imagem me era familiar. Pois a casa ainda lá esta no Lameirão junto ao pé da estrada que sobe ao pé de Verde

    ResponderEliminar
  2. Fotos interessantes. Já tinha visto várias vezes essa foto em que está o Djofei, mas só agora é que é chamada a atenção para a presença do Manuel Alegre. Graças ao Djack, claro.
    A foto em que está o Chantrim creio que tem a ver com a Escola Técnica.

    ResponderEliminar
  3. Reconheci muita gente. Cito Dr. Miranda (tio do Adriano) e seu filho Rui, Raùl Ribeiro (pai da Milena e Dudu), Joaquim Nonato Ramos (Comendador), Rocheteau (Shell e Cônsul honoràrio do Panamà) Jorge Fonseca Sr. (da Casa Madeira) e um famoso pelas suas atribulações (o Fernandinho).

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.