sábado, 25 de maio de 2019

[4231] Clube Sportivo Mindelense, o grande clube da Praia de Bote, faz hoje 100 anos. Um século a dar brilho a São Vicente e ao Mindelo

Leia um muito interessante e desenvolvido artigo sobre a história do Mindelense AQUI mas onde está Italcable (coisa de italianos) deveria ler-se, ao que supomos, pelo desenvolvimento do texto, Western Telegraph. Ou então, das duas uma, também havia ingleses amantes do futebol na Italcable. No mesmo local, AQUI leia um notável artigo sobre a questão da regionalização em Cabo Verde, pelo nosso amigo José Lopes Fortes.

Veja AQUI também o palmarés da agremiação da Ponta de Praia (de Bote). 

E, por fim, veja AQUI um dos mais antigos posts do Pd'B sobre os leões vermelhos do Porto Grande.


2 comentários:

  1. O Mindelense era, e é, o meu clube em S. Vicente quando eu era menino e moço. E é pelo vermelhão que me tornei benfiquista. O leão do emblema é que está um pouco transviado...
    O Joaquim tem razão no reparo que faz relativamente à ITALCBLE, que era italiano. Portanto, só podem ter sido ingleses do Telégrafo inglês os fundadores.
    Gostei de ver a foto antiga da equipa.

    ResponderEliminar
  2. Recordo-me deste grande jogadores do mindelenese e desta fotografia em casa do manin Estrela na Rua da Moeda,ele que foi um grande jogador do mindelense e depois sócio do mesmo. A casa dele era um templo do futebol, mas também um ponto de referência. Recordo-me de ter vito muita boa gente ali, ex Dr Baltazar Lopes e pessoas muito conceituadas que iam fazer o social e beber o grogue mais velho da cidade. Não me recordo de ter ouvido falar de associação de italianos ao futebol, mas quem sabe? Mas em um facto incontestável, quem impulsionou o futebol na ilha, entre outros desportos, foram os ingleses.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.