Leia um muito interessante e desenvolvido artigo sobre a história do Mindelense AQUI mas onde está Italcable (coisa de italianos) deveria ler-se, ao que supomos, pelo desenvolvimento do texto, Western Telegraph. Ou então, das duas uma, também havia ingleses amantes do futebol na Italcable. No mesmo local, AQUI leia um notável artigo sobre a questão da regionalização em Cabo Verde, pelo nosso amigo José Lopes Fortes.
Veja AQUI também o palmarés da agremiação da Ponta de Praia (de Bote).
E, por fim, veja AQUI um dos mais antigos posts do Pd'B sobre os leões vermelhos do Porto Grande.
Veja AQUI também o palmarés da agremiação da Ponta de Praia (de Bote).
E, por fim, veja AQUI um dos mais antigos posts do Pd'B sobre os leões vermelhos do Porto Grande.
O Mindelense era, e é, o meu clube em S. Vicente quando eu era menino e moço. E é pelo vermelhão que me tornei benfiquista. O leão do emblema é que está um pouco transviado...
ResponderEliminarO Joaquim tem razão no reparo que faz relativamente à ITALCBLE, que era italiano. Portanto, só podem ter sido ingleses do Telégrafo inglês os fundadores.
Gostei de ver a foto antiga da equipa.
Recordo-me deste grande jogadores do mindelenese e desta fotografia em casa do manin Estrela na Rua da Moeda,ele que foi um grande jogador do mindelense e depois sócio do mesmo. A casa dele era um templo do futebol, mas também um ponto de referência. Recordo-me de ter vito muita boa gente ali, ex Dr Baltazar Lopes e pessoas muito conceituadas que iam fazer o social e beber o grogue mais velho da cidade. Não me recordo de ter ouvido falar de associação de italianos ao futebol, mas quem sabe? Mas em um facto incontestável, quem impulsionou o futebol na ilha, entre outros desportos, foram os ingleses.
ResponderEliminar