quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

[4389] JÁ É OFICIAL: MORNA É PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE (UNESCO)

Ver AQUI, AQUI e AQUI (neste caso, com filme)





Eugénio Tavares

B. Léza

Cesária Évora

Bana

1 comentário:

  1. O Djack não perdeu tempo, sempre atento aos acontecimentos que dizem respeito a Cabo Verde.
    Da notícia que li transcrevo:
    "A morna surge de uma mistura de estilos musicais com fortes raízes africanas, o landum, com as influências da modinha luso-brasileira, recorda o dossiê de candidatura a Património Imaterial Cultural da UNESCO.
    Uma das referências escritas mais antigas sobre a morna consta de um livro do oficial da marinha russa Konstantin Staninkovitch, que visitou Cabo Verde em 1861:
    'A morna é uma prática musical que se estrutura em três dimensões: melodia, poesia e dança, caracterizando-se pelo compasso quaternário, ritmo lento e predominância dos esquemas tonais menores clássicos perfeitos de influência europeia", lê-se ainda no processo.'

    Penso que é de todo errado considerar que a morna "é uma mistura de estilos com fortes raízes africanas". Se o fosse, não vejo por que razão a morna seria agora considerada património da humanidade, tantos e tão variados são os estilos marcadamente africanos e tão singulares são também na sua beleza como a morna.

    O oficial da Marinha Russa, que devia ser pessoa de grande sensibilidade cultural, é que viu bem o que é a morna. E foi há tento tempo!

    E fico por aqui embora pudesse adiantar mais considerações.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.