sábado, 21 de março de 2020

[4531] 21.3.2020, dia 3 do cerco, dia da ilha do Fogo

Visitamos hoje o Fogo, a terceira ilha, alfabeticamente falando. O arquivo do Pd'B relativo a postais do Fogo é paupérrimo: apenas dois exemplares. Mostramos aqui um deles, pracinha de S. Filipe com seu coreto e pavimento brilhante de cimento, polido por anos de andanças. O texto do postal, de alguém que em 26 de Abril de 1994 escreveu a um professor do ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), é sucinto mas extremamente curioso. Não é necessário transcrevê-lo, porque se percebe bem. Finalizando: embora alusivo ao Fogo, o postal ilustrado foi enviado de São Vicente.

4 comentários:

  1. O curioso é que o chão está tão polido que parece estar molhado com água de chuva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando coloquei a imagem, fartei-me de olhar para este chão. Ainda pensei o mesmo que tu mas depois pareceu-me que o que acontece é o reflexo do sol nas paredes a fazer ricochete no cimento (o pavimento é elevado, o fotógrafo apanhou-o de modo quase rasante). E não estão poças à vista. É quase garantido que se trata de puliment de pé d'mnininha de Djabraba ta rudiá pracinha...

      Braça com música na coret,
      Djack

      Eliminar
  2. Interessante! Deve haver algum engano. Existe sim, um acervo de postais com lindíssimas fotografias da ilha do Fogo. Até postais temáticos. Postais com deslumbrantes vistas do vulcão, postais ilustrativos dos mais emblemáticos sobrados da cidade de São Filipe, estes últimos, um trabalho cuidado de Tiago Estrela.
    A propósito, uma informação para coleccionadores: a Casa da Memória de São Filipe dispõe de uma variedade de postais alusivos à ilha do vulcão.
    Abraços
    Ondina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade o que a Ondina diz mas aqui no Pd'B o arquivo foguense de postais ilustrados (digitalizados) é mesmo muito pobre. Lá chegará a altura de o aumentarmos. Temos centenas de Santiago e de São Vicente, muitos de outras ilhas mas do Fogo apenas dois...

      Braça com miséria postal foguense,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.