sexta-feira, 29 de maio de 2020

[4593] Equipa misteriosa

Não conhecemos o nome da equipa (ou se serão duas) nem os dos jogadores. Alguns equipam de igual, seis deles com boinas. No verso, está escrito "Cabo Verde" e a foto está à venda por 15 euros. Mistério!...



7 comentários:

  1. Naqueles tempos diah-sá, ... quando éramos "pobres", jogávamos com pés descalços e em campos com pisos sem relvas, qualquer par de meia furada enchido com trapos, servia-se de bola, duas pedras separadas uma da outra era baliza para o gol a gol.
    Nos fins d'semana nos bairros de Monte Sossego, Bela Vista, Ribeira Bote, Monte, etc. etc., era grande enchentes, com vibrantes emoções nos campos de "Fralda" murados com uma corda grande a volta do campo, com marcações feitas de cal nas grandes áreas e no círculo central; qualquer dois pedaços de paus ligados entre si por uma corda a 2 metros de altura servia-se de Baliza. As vezes nem senhora Árbitro havia. Tudo isso com pés descalços em campos com terra solta e miutas vezes com pequenas pedras, mas eram bons Jogos e bons Jogadores.
    Eram outro TEMPOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me ainda de teimas épicas porque "a bola entrou" e "não senhor, bateu na trave" e as balisas eram... duas pedras

      Eliminar
  2. Foto dos anos 20 do século passado, de certeza. Ainda vi jogadores com boinas e/ou lenço na testa. Intrigado, tentei saber a razão do "complemento de indumentària" e foi o José Roberto, "Djê Griguim" (Castilho e Académica) quem me ajudou. Ê que as bolas, depois de enchidas, eram atadas com um fio de couro e ninguém resistia à dor quando cabeceava a redondinha. O Costume desaparceu logo quando apareceu o novo tipo de bola.
    .
    Grande ideia a de trazer fotos antigas pois ainda estão alguns vivos para darem nomes e render homenagem a esses herois de (por vezes) pé descalço em campo pelado, como disse o Zeca Soares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que, a foto será um pouco mais tardia que os anos 20. Talvez seja de cabo-verdianos contra expedicionários. A imagem sugere que ali há vários europeus. Em primeiro plano até há um louro. Mas é tudo muito duvidoso nestas coisas, quando faltam referências.

      Aquele braça interrogativo,
      Djack

      Eliminar
    2. Amigo,
      Eu devia dizer antes dos anos 30. Sempre houve estrangeiros a jogar quando havia oportunidade (estadia ou passagem). Ê o caso do célebre navegador solitàrio Alain Gerbault que jogou pêlo Mindelense, dias-hà !!!
      Pessoalmente, confirmo um italiano que jogou pela Académica (2 ou 3 jogos) aquando de uma passagem por Mindelo. Meus amigos, ele não era simplesmente espectacular.

      Eliminar
  3. Mário Augusto Inês2 de junho de 2020 às 10:36

    Tempo de caniquinha ess retrot li! Eu nasci nos anos 80 e ainda achei a tradição do jogo de "dsinfada","5 trocada 10 cabada". Lembro-me precisamente do desapego a qualquer tentação de estrelato da pós modernidade e a absoluta entrega a uma paixão de correr "moda um doid" atrás de uma bola esfarrapada! Ficam as agridoces memórias e retratos imortais como este!

    ResponderEliminar
  4. Grandes futeboladas na Pracinha de Liceu e na Salina (Praça Estrela), na temp de diazá.

    Braça para o Mário Augusto,
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.