sábado, 15 de agosto de 2020

[4641] 66 autores lusófonos, para breve, em livro patrocinado pela UCCLA

UCCLA lança reflexão sobre a Cultura em tempos de Pandemia

Numa altura em que todos estamos vulneráveis e com esperança de novos e bons dias, a UCCLA lança o desafio aos escritores de Língua Oficial Portuguesa para reflectirem sobre a “Cultura em tempos de pandemia”. 

Texto do Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho:

O surto epidémico do COVI19 atinge, de forma inesperada e dramática, toda a Humanidade, envolvendo a adopção de planos de contingência, também adoptados por Países de Língua Oficial Portuguesa, que determinam constrangimentos de mobilidade exterior e distanciamento social no interior dos respectivos países. Tem-se revelado como uma crise de saúde pública com graves consequências sociais e económicas. 

A UCCLA não podia deixar de fazer um apelo à reflexão sobre o papel da cultura no combate a esta pandemia. Parecendo evidente que perante este flagelo, os povos e os países se verão confrontados com novos desafios sociais e políticos, sobre os quais importa reflectir e encontrar novas respostas.

Neste novo contexto o papel da Cultura, e em especial dos escritores, é determinante. Assim lançamos o desafio aos escritores de Língua Oficial Portuguesa, que desejem contribuir para essa reflexão, para elaborarem textos, quer em poesia quer em prosa.

A UCCLA responsabiliza-se por divulgar os textos, com identificação da autoria e uma breve nota biográfica, nas suas plataformas digitais e em livro (a ser publicado após o tratamento editorial).

.................................

Dos 66 autores que responderam ao desafio, Pd'B deixa aqui as imagens dos de nacionalidade cabo-verdiana e de um português... 


Águeda Lopes e Andreia Tavares Sousa


António Vieira Robalo e Any Delgado


Germano Almeida e Glória Sofia


Joquim Saial (Portugal) e José Luís Hopffer Almada


José Luiz Tavares e Madalena Brito Neves


Paulù (sic) Salmoura e Sofia Delgado