sábado, 5 de junho de 2021

[4937] Mindelo, 1942

Esperamos comentários interessantes dos nossos visitantes a esta foto. Pela nossa parte, faremos três ou quatro comentários, mas só depois dos vossos.



6 comentários:

  1. Foto do Arquivo : Torre do Tombo
    ..." A 30 de Novembro de 1942.. No vapor Guiné, chega a S.Vicente em Cabo Verde..." O 1º Cabo Enfermeiro Radiologista José Maria Mendes, pai do ilustre investigador Arthur Mendez..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca imaginei um comentário destes! Que pontaria! Nunca imaginei, mesmo!!! Safa!!! Repito, que grande pontaria!!!
      Seja como for, quem escreveu esta fotografia/postal já estava no Mindelo.

      Grande braça Mêndico!
      Djack

      Eliminar
  2. Lá está o navio "Guiné" com o seu chaminé comprido fundeado atrás do veleiro igualzinho a Sagres

    ResponderEliminar
  3. Sim, Mindelo de outrora, como titulou o Nena um seu livro. Parece que escuso acrescentar o que seja porque o Artur e o Zeca disseram tudo, com o bisturi do seu olhar e o registo mental que conservam da topografia da baía e da cidade.

    ResponderEliminar
  4. Ah, pensei em dizê-lo mas, ao redigir o comentário anterior, passou-me. Pois, na foto vejo perfeitamente o nhô Fula, lendário mergulhador, a lançar-se de cima de um bote para as profundezas do mar da baía. Tentem olhar bem que não vos escapará a cena épica. Posicionem-se na extremidade do cais Miller e dali tirem uma linha perpendicular. Depois, calculem um ângulo azimutal de 25 graus em relação a essa perpendicular e percorram a distância de 1/4 de milha marítima que conseguirão avistar o bote. Nhô fula está simplesmente de fato de banho, sem qualquer fato especial de mergulho. Não traz botija de oxigénio, apenas óculos de mergulho. À cinta do calção, está presa uma longa faca bem afiada, cuidado de que ele sempre se rodeava, não fosse aparecer algum tubarão pronto para combate.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.