segunda-feira, 7 de junho de 2021

[4938] Uma fotografia/postal ilustrado (ver post anterior)

Pois o meu comentário vai para o cuidado posto nesta criação da Foto Melo, cujo logótipo (um dos vários que a histórica casa utilizou) se pode ver em forma de delta, no canto inferior esquerdo (como sabem, basta clicar na imagem, para esta se tornar maior e logo mais visível).

Temos aqui uma fotografia do Mindelo e do Porto Grande, enquadrada por filete negro, mas nos cantos superiores vemos à esquerda uma bóia de salvação de navio, com as inscrições "Mindelo" e "S. Vicente", em vez do nome do barco e porto de pertença (do qual sai a bandeira portuguesa) e até um fiozinho, para dar maior verosimilhança, e do lado direito o antigo brasão de armas do Mindelo. Acontece que a bóia é uma pequena argola, talvez uma anilha, onde alguém (O Eduardo Ernesto "Papim de Melo", a sua mãe, D Natália, ou ambos) desenharam as letras, fazendo sair dela a bandeira. Como dissemos antes, do outro lado adicionaram uma estilização do brasão de armas da cidade (que tinha cinco torres no topo e não três, mas que assim resultava mais fácil de concretizar). Depois da colocação dos adereços, foi feita nova fotografia que é esta que aqui vemos e que era vendida na Foto Melo e talvez num ou outro local do Mindelo, como postal ilustrado.

É uma composição amadora, algo ingénua, mas que no entanto merece todo o carinho pelo trabalho realizado, com os parcos meios da época. Grande casa de imagem, a dos Melo, grande genealogia de dedicados profissionais da fotografia e do comércio cinematográfico que merecem sempre ser lembrados.

Para os três comentadores, seguirá não só esta imagem (sem marca de água) como o texto existente no verso, muito interessante também. Quem comenta no Pd'B, tem sempre "lucros"...





1 comentário:

  1. Bela e interessante descrição, Djack. Realmente, não brincas em serviço, rapaz.
    A família Melo será sempre lembrada com muito carinho pelos mindelenses.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.