sábado, 11 de setembro de 2021

[5348] No funeral de Jorge Sampaio, Cabo Verde representado a alto nível

Dr. Ulisses Correia e Silva

Muitas personalidades nacionais e internacionais já confirmaram a presença nas cerimónias fúnebres de Jorge Sampaio, e entre elas estão o Rei de Espanha, Filipe VI, e o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

O ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou também que estará presente o primeiro-ministro de Cabo Verde e o presidente do parlamento de Timor-Leste, bem como representantes diplomáticos dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de muitos outros países tocados pelo exemplo de Jorge Sampaio.

Do jornal "Público" de hoje


O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, descreveu hoje o antigo Presidente da República de Portugal Jorge Sampaio como "figura incontornável da consolidação da democracia portuguesa", assumindo "profundo pesar" com a sua morte.

"Jorge Sampaio, homem de princípios, uma figura incontornável da consolidação da democracia portuguesa, reconhecido pelo seu percurso democrático e pela sua capacidade de luta contra a ditadura e de luta pelas causas da democracia, da defesa dos direitos humanos e na promoção da dignidade dos refugiados", lê-se num extrato da carta enviada pelo primeiro-ministro cabo-verdiano ao Governo de Portugal.

No texto, divulgado pelo gabinete de Ulisses Correia e Silva, Jorge Sampaio é recordado como "uma pessoa tolerante, responsável e coerente", que "enquanto jovem advogado, defendeu prisioneiros políticos nos anos da ditadura".

"Quero expressar as mais sentidas condolências e transmitir em meu nome e em nome do Governo de Cabo Verde, solidariedade ao Governo português, em especial aos familiares", refere ainda.

Da RTP

Dr. Ulisses Correia e Silva, 1.º ministro de Cabo Verde

1 comentário:

  1. A figura do homem e do político merece todas as homenagens. É bom saber que o PM de Cabo Verde estará presente.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.