sexta-feira, 10 de setembro de 2021

[5347] Jorge Sampaio e Cize

Lembramos aos mais esquecidos que foi o Presidente da República portuguesa Jorge Sampaio que em 1999 condecorou Cesária Évora com a medalha da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. E, note-se, antes de Cabo Verde (Pedro Pires, 2006), França (Jacques Chirac, 2007, recebida em 2009, Nicolas Sarkozy) e Brasil (Lula da Silva, 2010) terem feito algo semelhante. (pedimos desculpa aos nossos visitantes, se houve algum engano em datas ou figuras)

2 comentários:

  1. Foi mesmo assim como relatas, Djack.
    O que é muito estranho é a Cise ter sido condecorada pelo PR português antes de o de Cabo Verde ter idêntico procedimento de homenagem à diva.
    Mas talvez não seja estranho se nos lembrarmos da rivalidade entre S. Vicente e Praia, uma vez que a Praia passou a pretender-se como o centro exclusivo da vida cabo-verdiana, sonegando ou desvalorizando o que brilhasse na ilha (S. Vicente) que reivindica a condição de capital cultural do país. De modo que a intenção era marginalizar politicamente tudo o que fosse oriundo de S. Vicente, mesmo que tivesse projecção internacional honrando o nome de Cabo Verde.
    Claro que nada disto tem a ver com o povo da ilha de Santiago, responsabiliza apenas a elite política e social local.
    Lamento ter de fazer este tipo de consideração, mas factos são factos. E o que aconteceu e é aqui relatado é um facto incontestável.

    ResponderEliminar
  2. Contra factos não ha argumentos e a verdade ficou aqui explicita por pessoas de coragem. Ponto.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.