segunda-feira, 20 de setembro de 2021

[5396] Celeridade do sistema de justiça melhora em Cabo Verde

Ver AQUI

10 comentários:

  1. E confortante anotar este facto. O excesso de pendências judiciais inviabiliza a justiça impossibilitando que ela sirva as populações a tempo e horas. Mas haverá, segundo penso, outros factores que têm entravado o funcionamento da justiça, ameaçando até descredibilizá-la aos olhos dos cidadãos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em São Vicente está a decorrer uma mobilização para uma manifestação neste fim de semana dia 25 corrente, sobre o estado da "Não Justiça" em Cabo Verde.
      Muita coincidência esta notícia.

      Eliminar
  2. Sinto-me sozinho como comentador. Venham mais comentadores, sem o que este blogue se assemelha a um jornal de parede. Gostaria de ver réplicas ou discordância relativamente aos comentários que faço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço algumas e o Zeca hoje também deu a cara. Mas o resto está a comer uma bela cachupa ou a beber um grogue no Boca de Tubarão...

      Braça sempre a aviar,
      Djack

      Eliminar
  3. Felicito os dois comentarista, os mais assíduos de ha algum tempo para ca. Sobretudo nestas intervenções relativas ao tema em apreço que vem provocando casos inacreditáveis e inaceitáveis, escandalosas mesmo, em qualquer burgo do planeta.
    Lembro-me do tempo dos Juízes de Paz e dos Solicitadores que resolviam casos que não necessitavam de ir ao Tribunal. Eram pessoas idóneas; nunca houve reclamações por corrupção ou ma aplicação da Justiça. Digo Justiça não a lei feita pelos homens que nunca se dispõem a revisità-la.
    Para os mais jovens deixo aqui dois nomes que não devem conhecer: - Nhô Djô Dadô (juiz) e Gualdino Evora (solicitador).
    Eram de outra era, eram apaixonados pelo que faziam e brilhavam sem serem estrelas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheci o Sr. Gualdino Évora. Quando frequentava o 7º ano, fui explicador de um dos seus filhos mais novos. Chama-se Silvestre e é advogado, tendo desempenhado o papel de notário no filme "O testamento do Sr. Nepomuceno da Silva Araújo.

      Eliminar
    2. Eu lembro-me dos "Cap'chefes" das zonas de residências que eram pessoas idóneas muito respeitas que muitas vezes inibiam as pessoas em gerar conflitos. Eram outros tempos de muita repressão e miséria, e os conflitos eram de outra natureza.
      Hoje, os tempos são outros, há mais liberdade e libertinagem, e menos pessoas idóneas que inspiram respeito disposto a dar a cara porque tudo é "partidarizado"

      Eliminar
  4. Eu não citei o nome de quem nos traz tanta coisa boa, o melhor de nôs todos, o Mnine de Ponta-de-Praia sempre "na rocega na mar d' Mindelo"
    Braça pertod.

    ResponderEliminar
  5. Val, não é preciso citá-lo, porque ele está sempre presente. Melhor dizendo, omnipresente. Nunca pára de remar neste bote colectivo. Ele é patrão mas também remador. E é ainda o vigilante postado no Djeu com um binóculo de longo alcance, atento a todos os navios que entram e saem da baía. E até mesmo os saem da terralonge em demanda do Porto Grande consegue avistá-los a milhares de léguas marítimas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com várias medalhas de elevado gabarito: "Mnine de Cuptania". "Mnine de Ponta de Praia", "Mnine de Praia de Bote" e "Mnine de Soncente". E ainda certificação de "Bebedor d'aga de Madêral" e de "Bebedor d'aga d'Vascôna". Êsse mnine quase ca tem pête pa tont medalha.

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.