terça-feira, 21 de setembro de 2021

[5397] Os excelentes pintores Levy Lima

Conheço o David Levy Lima, já vi várias exposições das muitas que realizou e até já estive uma vez no seu atelier da marginal de Lisboa. E depois são os irmãos dele, Abraham e Miguel (tudo gente de Santo Antão - espero não me estar a enganar), fora o sobrinho Luís Miguel, já nascido em Portugal. 

Vem isto a propósito de um link que recebi hoje, para obras à venda ou já vendidas de Abrahão Lima, material de grande rigor e qualidade excepcional. Aqui ficam, para quem as desconhecia, bem como uma reportagem da Chissana Magalhães sobre estes fabulosos Lima que o governo cabo-verdiano já soube distinguir, atribuindo-lhes a medalha de Mérito Cultural do 1.º grau. Por questão de direitos de autor, preferimos não exibir nenhuma foto no Pd'B, embora elas pululem na Internet.

Ver AQUI (link)

Ver AQUI (reportagem de 2017)

2 comentários:

  1. Outros indiscutíveis Embaixadores de Cabo Verde, orgulho de todos nôs, especialmente os da ilha das montanhas. Gente que se afirma no plano mundial sem bazofiaria.
    Longa vida aos mnis de Cabo Verde.

    ResponderEliminar
  2. Sempre ouvi falar nesta família cabo-verdiana de pintores, mas não conheço nenhum membro dela. Também creio que são de S. Antão.
    Apreciei as pinturas do Abrahão Lima, impressionando-me a minúcia e meticulosidade dos elementos integrantes nos quadros presentes. A pintura é do género retratista, o que alguns críticos poderão não considerar propriamente arte. Contudo, é sempre largo e discutível o conceito de arte. Um aspecto que considero relevante nas pinturas apreciadas: é a forma magistral como o artista utiliza a luz e os seus efeitos. Se isto não é arte... lembre-se que o efeito da luz foi o que distinguiu a técnica dos impressionistas como Monet, Manet, Cézane, Pissaro, Renoir e outros. Mas diria que a pintura deste último talvez seja a que mais se assemelha à do Abrahão.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.