quarta-feira, 22 de setembro de 2021

[5415] Mais uma!... Com um PR, sua esposa e o resto...

O Val pediu uma foto do arquivo do Djô e aqui vai mais uma de um lote que me chegou em tempos, como sendo parte pequena do fabuloso conjunto fotográfico mindelense (e cabo-verdiano) que ele tem na sua posse.

A peça refere-se a uma recepção ao antigo Presidente da República Craveiro Lopes, na sua viagem à Guiné e a Cabo Verde, entre Maio e Junho de 1955. O mais curioso é ver o casal (a esposa Berta está ao lado dele) sob a fotografia oficial do PR, ambos meio desamparados, e o resto do pessoal ou fazendo pose para a foto, ou comendo ou conversando, sem ligarem nenhuma aos homenageados. O local, 

Cortei a foto em partes, para ser mais fácil a identificação de algumas das figuras.

Este senhor aqui à esquerda, de óculos, parece Nhô Balta...


7 comentários:

  1. Não estando em fila, torna-se difícil indicar quem é quem mas reconhece-se o Dr. Julinho, administrador do Concelho, a D. Felicia, Dr. Serra, srs. Mascarenhas, Vieirinha e Nascimento da Fabrica de Peixe (Rua de Praia de Bote). A de largo sorriso penso ser a Ritinha Branco.
    Tà bem?
    Mas não estava em S. Vicente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao local, é quase garantido que será o palóce.

      Braça no topo da Rua de Lisboa,
      Djack

      Eliminar
  2. Ao contrário do Val, não tenho possibilidade de identificar as pessoas presentes.
    Mas estou em condições de dizer que talvez não seja nhô Balta (Dr. Baltasar) a pessoa sinalizada na foto como podendo ser ele. Parece-me mais o Dr. Rosinha ou então o Dr. Chantre (Chantrão).
    Sim, o PR e a esposa, aparentemente sozinhos, parecem estar em momento de serena contemplação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto, também pode ser o Dr. Chantre (Chantrom) que foi meu professor de Desenho no 1.º ano. Realmente tem parecenças fortes com ele, embora a posição em que o sujeito se encontra torne mais difícil a sua identificação.

      Braça identificativa,
      Djack

      Eliminar
    2. O Djack que me desculpe mas não se trata de Nhô Baltas. Aliàs, não o vejo com N.S.de Fatima às costas. Inclino-me mais pelo dr. Gregório Chantre embora não fosse católico (praticante).
      Participou. "C'est tout".

      Eliminar
  3. Consigo identificar Felícia Silva Almeida (professora da Escola Técnica), José Vieira (Alfândega) e Armando Mões (Drogaria e Farmácia do Leão).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe, sabe!
      Obrigado, caro Jorge.
      Venha sempre, que será um prazer a sua colaboração.
      Braça,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.