sexta-feira, 2 de setembro de 2022

[7163] TURIMAGAZINE n.º 65 (Agosto.2022) - Continuação do trabalho sobre o Porto Grande de São Vicente (ver capítulo 1, no post 7154)


5 comentários:

  1. Djack, não encontro "Palavras" para qualificar este teu trabalho que vem publicado nesta revista. Valorizo ainda mais a pesquisa que está sua base. Parabéns.
    Oportunidade perdida, jamais será recuperada, e o Porto Grande do Mindelo é exemplo vivo, e com ele o País Cabo Verde.
    VIVA A INDEPENDÊNCIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Zeca. É sempre um prazer trabalhar sobre a história e cultura de Cabo Verde em geral e em particular a de São Vicente. Quanto à pesquisa, é ponto assente que nunca escrevo nada que não tenha base sólida. Nunca invento nada. Tudo que digo tem de ser fundamentado.
      E no final deste mês de Setembro sairá a terceira parte. Claro que também nessa altura receberás o texto completo.
      Braça
      Djack

      Eliminar
  2. Mais um excelente artigo sobre sobre o Porto Grande da pena do amigo Saial. Como nos dá a conhecer batalha para a construção deste porto é longa. O Dr. Adriano é quem nos anos 60 consegue convencer Lisboa para se arrancasse as obras para a versão definitiva do actual Porto Grande. Efectivamente Portugal estava todo 'entretido' com Angola e Moçambique colónias ricas e as ilhas estavam votadas ao esquecimento. Com a independência de Cabo Verde pouco ou nada se alterou da configuração do Porto Grande. Os estaleiros não vieram trazer o novo fôlego que as autoridades na altura da independência projectavam. O Mundo tinha mudado e não tinham apercebido, talvez por desconhecimento. Hoje tem que se pensar globalmente para tirar melhor partido Porto Grande e uma melhor integração económica SAntão e SVicente. Ora há a sensação que se trabalha no sentido oposto entre as 2 ilhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o devido respeito pela opinião contraria, integrar apenas Santo Antão, e deixar de fora a Ilha do Chiquinho ficaria "incompleta".
      Estas 3 (três) ilhas que fazem parte desta região "São Vicente Santo Antão e, também São Nicolau" complementam-se, formão um todo, e que o tempo já demonstrou que uma não pode desenvolver sem a outra

      Eliminar
  3. Mais um excelente artigo sobre sobre o Porto Grande da pena do amigo Saial. Como nos dá a conhecer batalha para a construção deste porto é longa. O Dr. Adriano é quem nos anos 60 consegue convencer Lisboa para se arrancasse as obras para a versão definitiva do actual Porto Grande. Efectivamente Portugal estava todo 'entretido' com Angola e Moçambique colónias ricas e as ilhas estavam votadas ao esquecimento. Com a independência de Cabo Verde pouco ou nada se alterou da configuração do Porto Grande. Os estaleiros não vieram trazer o novo fôlego que as autoridades na altura da independência projectavam. O Mundo tinha mudado e não tinham apercebido, talvez por desconhecimento. Hoje tem que se pensar globalmente para tirar melhor partido Porto Grande e uma melhor integração económica SAntão e SVicente. Ora há a sensação que se trabalha no sentido oposto entre as 2 ilhas. José Lopes

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.