quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

[0022] Navios do Porto Grande. Ou que por ele passaram deixando rasto... (001) N/M NAUTA

"Nauta" (foto de autor desconhecido - clique na imagem)
O "Nauta" era um cúter (veleiro de um só mastro mas neste caso também com motor) que fazia ligações entre as ilhas (muito entre S. Vicente e Santo Antão), simpático e desenvolto, de que conheci dois armadores: Elizeu Manuel Silva e Henrique Ferro "Firrim". Aqui ficam a imagem do barco (muito divulgada entre os internautas cabo-verdianos ou afins), um desenho do malogrado político Renato Cardoso inserido no livro "Vicente of Cape Verde" (1972) do reverendo J. Elton Wood (obra que divulgarei em altura própria) e um cartão (de EMS) de Boas Festas de data incerta mas eventualmente de 1963 ou 1964 (em 1965 já pertencia a Henrique Ferro). O "V. Excia" era o patrão-mor da altura, meu pai, 1.º sargento de manobra Narciso Silva.

"Nauta", desenho de Renato Cardoso (clique na imagem)

(clique na imagem)

5 comentários:

  1. Quem vê agora a foto do Nauta não se dá conta de quanto era pequenino o navio. Não poucas vezes terá sido submetido à agitada ondulação do mar do canal entre S. Vicente e S. Antão. Mar às vezes bem bravo que fez nascer a morna “Mar de Canal”, com letra de Fernando Andrade (1):

    Mar de Canal

    Mar de canal bô é carambolente
    Bô carambola-me nha casamente
    Mar de Canal bô é carambolente
    Bô carambola-me nha casamente

    Oh mar,oh mar qu'zê qu'm fazê-be
    'M passá na bô
    Bô respinga na mi
    Oh mar,oh mar qu'zê qu'm fazê-be
    'M passá na bô
    Bô respinga na mi

    Mar bendito dixa-me pidi-be um favor
    Levá mantenha pa gente di nha terra
    Mar bendito dixa-me pidi-be um favor
    Levá mantenha pa gente di nha terra

    Oh mar,oh mar qu'zê qu'm fazê-be
    'M passá na bô
    Bô respinga na mi
    Oh mar,oh mar qu'zê qu'm fazê-be
    'M passá na bô
    Bô respinga na mi."

    (1) Morna publicada no Blogue "Mindel na Coraçon" por Ernestina Santos, em 20-09-

    ResponderEliminar
  2. Uma grande morna, com efeito, celebrizada em diversas vozes das ilhas: assim de repente, lembro-me das versões de Bana e de Cesária.

    Bana: http://www.youtube.com/watch?v=ke2PajbAA8M
    Cesária: http://www.youtube.com/watch?v=Ho-R7W9O20I

    Conheço bem este mar/oceano entre as duas ilhas irmãs de S. Vicente e Santo Antão e ele é realmente "carambolente".

    Abraço e obrigado pela participação.
    Joaquim Saial

    ResponderEliminar
  3. olá, Sr. Joaquim , Chamo-me Oilides Vitte,desde ja felicitações pelo blog, e por manter os criolos espalhados pelo mundo bem perto da sua terra. Agora eu gostaria de saber se o Sr. ou outros leitores tem alguns mapas que mostram o desenvolvimento urbano da cidade do mindelo, porque aqui em São Vicente não tenho encontrado, mas disseram que poderia encontrar em portugual. Qualquer informação, pfv enviem para o email vitte30@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Caro senhor Oilides, amanhã vou vr se encontro algo do que me pede aqui no meu arquivo. Se algo surgir, é claro que lhe enviarei, com todo o gosto.

    Cumprimentos,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Caro senhor Oilides,
    Como prometido, aqui o venho informar que há um livro que deve ser útil para si e se chama "Mindelo - Património Urbano e Arquitectónico", de João Sousa Morais, ed. Caleidoscópio, Casal de Cambra (Portugal), 2010.
    É muito ilustrado e possui um bom conjunto de maps que demonstram bem a evolução da cidade. O meu exemplar custou 20 euros.
    Poderá contactar a editora através do email caleidoscopio@caleidoscópio.pt
    Há um site da editora em www.caleidoscopio.pt onde poderá ver o livro no seguiint endereço
    http://caleidoscopio.pt/pt/component/virtuemart/?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&category_id=7&product_id=902
    Cumprimentos,
    Joaquim Saial

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.