O "Vera Cruz" (clique na imagem) |
Apresentamos desta vez uma campanha em Cabo Verde, pelo sangue, com altas figuras do mundo da ciência portuguesa e francesa. E lembramos um Centro de Sangue em S. Vicente com "sede em edifício próprio". Oferece-se uma seringa, uma agulha e um pedaço de algodão embebido em grogue a quem acrescentar algo a este assunto - sobretudo a informação sobre onde ficou instalado o dito centro.
"Diário Popular", de 24.Maio.1956, p. 6
MISSÃO CIENTÍFICA AO ULTRAMAR
Almerindo Lessa, in jornal "Tribuna", Macau |
No «Vera Cruz», partiu esta tarde para Cabo Verde uma missão científica chefiada pelo sr. Dr. Almerindo Lessa, nosso prezado colaborador, director do Serviço de Sangue dos Hospitais e especialista do Hospital do Ultramar. Além daquele médico, a missão inclui os srs. dr. Jacques Ruffié, da Universidade de Toulouse, subdirector do Centro de Pesquisas Hematológicas do Sul de França; Mortó Dessai, assistente da Escola Médica de Goa, recentemente aprovado para bioquímico dos Hospitais Civis de Lisboa; e Olímpio Martins, médico do quadro ultramarino. Segue também o preparador sr. Luís Azevedo.
A missão vai proceder à instalação do Centro de Sangue de S. Vicente, que terá a sede em edifício próprio e para o qual aquela Província adquiriu na Metrópole, por intermédio da Delegação Comercial do Ultramar, importante mobiliário e material técnico. Ao mesmo tempo serão realizados estudos de Hematologia clínica e laboratorial e de Sero-antropologia em várias ilhas do arquipélago.
Boas memórias...Dr.Almeindo Leça, um gentleman dav ciencia médica nacional que tive o prazer de conhecer pessoalmente...Vera Cruz, Santa Maria, essa dupla de paquetes que eram uma beleza e dois marcos impotantes da história da Marinha Portuguesa, a bordo dos quais fui várias vezes,para, a escassos metros de distan cia, ver e admirar Gago Coutinho que fazia a viagem Lisboa/Rio/Lisboa com alguma frequencia e recordo-me de estranhar como era possivel tanto saber e tanta coragem em tão pequeno corpo!
ResponderEliminarE a sua passagem pelo Mindelo foi motivo para um célebre debate na então Rádio Barlavento, em que participaram todos os nomes sonantes da terra na altura, desde os claridosos Dr. Baltasar e Jorge Barbosa, funcionários públicos como o Manuel Serra, comerciantes, e claro, os médicos apresentaram-se em peso João Morais, Teixeira de Sousa, Olimpio Nobre Martins, José Fonseca, Aníbal Lopes da Silva que foi o moderador, etc. Este debate, depois, foi editado em livro pela Junta de Investigações do Ultramar.
ResponderEliminarJoão Nobre de Oliveira