sábado, 3 de setembro de 2011

[0104] Festa de arromba no Mindelo, com baile e Nhô Balta pelo meio

Festa no Mindelo, com baile, sempre foi coisa que não constitui notícia, de tão vulgar que é. Mas esta, pela data (publicada a 17.Julho de 1931) e pelas figuras envolvidas, merece ser divulgada no PRAIA DE BOTE. Uma delas conheceu-a o administrador do blogue - Nhô Balta, que, como sabemos, foi seu professor  (faltavam ainda cerca de 16 anos para ele lançar o romance "Chiquinho"). As outras, também não serão nada estranhas aos nossos atentos leitores cabo-verdianos. Os apelidos são mais que elucidativos... Que estes falem delas, pois é seu dever... até porque têm andado um bocado preguiçosos.

Lembramos só a figura a quem a festa era dedicada, Frank Martins, homem da escrita (por exemplo no Notícias de Cabo Verde) e entusiasta da criação do Liceu em S. Vicente, como muito bem recorda Guilherme Chantre "Chantrim".


2 comentários:

  1. Os bailes foram sempre muito frequentes em S. Vicente. Qualquer pretexto servia, desde o "aniversário" de uma boneca à despedida de alguém que partia para a terralonge. Em 2002, estive no casamento de uma jovem prima e o copo de água, seguido de baile, foi em casa de um irmão dela

    ResponderEliminar
  2. Bem verdade, tudo ali é motivo de colá. Nunca fui a aniversários de bonecas, como é óbvio, porque era coisa de mnininha. Mas passei muitas vezes por casas onde a coisa se desenrolava com grande vivacidade. Não era raro haver baile, sim senhor. Tenho bem presente uma festa dessas numa casa de uma ruazinha do lado direito da Rua de Coco, ali para os lados do estaminé do Pudjim.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.