terça-feira, 14 de agosto de 2012

[0236] POST ALUSIVO AO COMENTÁRIO DE ADRIANO MIRANDA LIMA NO POST ANTERIOR

De facto, não só o médico-escritor Henrique Teixeira de Sousa nutriu um grande gosto por escrever no "Terra Nova" (colaborou nele por dez anos consecutivos) como o jornal retribuiu esse interesse, dedicando-lhe no seu número 349 de Março de 2006 (à época do seu trágico desaparecimento) uma sentida homenagem de que aqui vemos parte, em exemplar fotocopiado oferecido na altura pelo AML que conservamos com muito gosto.

Para além de um longo editorial de Frei António Fidalgo de Barros, pode ler-se o último texto de Teixeira de Sousa para o jornal "Latim, língua morta?" (talvez o derradeiro da sua vida) e textos de Gilda Barbosa ("O meu primeiro andar") e Ondina Ferreira ("Lembrando o Dr. Henrique Teixeira de Sousa no "Terra Nova"). O texto "Selô, Selô, senhor Dr. Teixeira de Sousa", anunciado na p. 1, não surge nas fotocópias, o que é esquisito, porque pensamos que será de AML. Grande mistério que só o nosso amigo poderá resolver...


6 comentários:

  1. Sim, Djack, fui eu que escrevi esse texto Selô, Selô..., que é um poema em prosa de homenagem ao Dr. Teixeira de Sousa, com quem criei uma grande e respeitosa amizade nos últimos anos da sua vida, e apesar da diferença de idade. Recordo-o com saudades, e um dia destes passarei à máquina (ele tinha péssima caligrafia, ou não fosse médico) uma ou outra carta interessante que dele recebi, para enviar ao Praia de Bote.

    ResponderEliminar
  2. Isso será ouro... e mais não digo!
    Grande abraço
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Há pouco tempo encontrei este cantinho saboroso. Muito me alegrei, ao encontrar escritos como estes que acabo de ler. Pois, desde 2010 realizo uma pesquisa de mestrado sobre a trilogia de romances (Ilhéu de Contenda, Xaguate e Na Ribeira de Deus), de Teixeira de Sousa e sinto grande dificuldade em encontrar textos tanto de crítica, como sobre a vida dele. Gostaria de saber se terias alguma indicação de obra/pessoa que me pudesse fornecer tais informações. Ou, se existe uma forma de reuni-las, ainda que seja por meio de pesquisa de campo. Muito obrigada!!! Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Bruna, contacte-me através do endereço do "Praia de Bote" que é mindelosempre@gmail.com e poderei dar-lhe indicações sobre textos passíveis de serem úteis para o seu trabalho.

      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite, estive a ver o seu blogue. À semelhança da Bruna Almeida, também me encontro a fazer mestrado sobre Henrique Teixeira de Sousa, mais concretamente sobre a sua obra Djunga. Posso pedir a sua ajuda, também? Obrigada.
    Com os melhores cumprimentos.
    Sara Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Sara,
      Pode contactar-me pelo email do blogue: mindelosempre@gmail.com
      Terá de ser mais específica e dizer em que aspecto poderei ajudá-la. Caso me seja possível, será com todo o gosto.
      Cumprimentos,
      JS

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.