sexta-feira, 17 de agosto de 2012

[0238] CONCURSO 11

 Adriano Miranda Lima  venceu esta edição do concurso do PRAIA DE BOTE. Parabéns ao "winner"! Marcos Soares merece um prémio de consolação (uma folha de acácia) porque também lá chegou - só que um pouco atrasado (apenas três minutos). Mas antes atrasado que a zero. Parabéns para os dois.

A "boa vida com música" era a Praça Nova, obviamente; a "guerra" era o antigo quartel, acho que ainda hoje com a televisão de Cabo Verde lá instalada. A escola fica entre ambos, do lado esquerdo quando se sobe. Os algarismos 1, 2, 3 e 4 eram as classes da escola e o "acesso ao Gil" era o facto de depois da 4.ª classe se ir para o Gil (ou para a Escola Técnica próxima). Cabe dizer que foi aqui que fiz o meu exame da 4.ª classe (apenas o exame, pois frequentei a escola do Lombo, na Rua do Sol, com vista para o Hospital). Ao contrário de outros escudos portugueses, este, tal como o do Palácio, foi modificado mas talvez por mero acaso manteve as cores verde e vermelha.


Prémio para AML


Prémio para Marcos Soares

Pergunta: a que edifício pertenceu (e ainda pertence) este escudo alterado (mas curiosamente mantendo as cores verde e vermelha)?

Ajudas: O edifício ficava (e ainda fica) entre a boa vida com música e a guerra;  tinha a ver com os algarismos 1, 2, 3 e 4. Servia para saltar para o Gil.

Está a ser difícil mas é facílimo. O edifício situa-se entre a "boa vida com música" e a "guerra". A "boa vida com música" continua desde tempos ancestrais; a guerra mudou de lugar, acho eu mas esteve muito tempo no anterior sítio. O 1, 2, 3 e 4 é simplicíssimo e merecia "orelhas de burro" para quem não acertou (atenção que não estou a chamar burro a ninguém - apenas falei em ORELHAS DE BURRO). Ainda por cima, por dar acesso ao Gil...  


7 comentários:

  1. Ná, ná!!! O Grémio era coisa particular, não metia escudo nacional.
    Mas em termos de distância, a coisa está quente...

    ResponderEliminar
  2. Sera a Casa da Musica do senhor Reis? Fernando

    ResponderEliminar
  3. Casa della Musica con la nazionale portoghese scudo? Non è un caso ... E l'1, 2, 3 e 4? E saltare la Gil? Ma geograficamente il Capo Verde Genova arrivato molto vicino.

    Abbraccio
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Ah, já sei, é a escola primária da zona da Praça Nova. Onde fiz os exames de 3ª e 4ª classe.

    ResponderEliminar
  5. No Palácio do Governo (hoje Palácio do Povo) situado na Rua de Lisboa em Mindelo, tinha um Escudo da República que sofreu varias transformações, e hoje tem um aspecto muito parecido com este.Acabei de lembrar que na Escola Primaria da Praça Nova junto ao Quartel Militar, hoje Sede da Policia Nacional, tem algo parecido. Depois do Festival de Baía vou passar por aquelas bandas para confirmar:

    UM GRANDE ABRAÇO


    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.