quarta-feira, 7 de agosto de 2013

[0535] Às quartas-feiras... SEM PALAVRAS... excepto o título!

Costumes de São Vicente (início do século XX)


10 comentários:

  1. Serão "rabelados" de S.Tiago?
    Braça de diásá!
    Zito

    ResponderEliminar
  2. Zito: - Sem querer afirmar se são (devem ser) ou não rebelados, posso dizer que tenho uma vaga ideia de ter visto esse tipo de pessoas pelos lados da Ribera Bote, mais precisamente, no lugar chamado Ilha da Madeira que era inicialmente cavocona para depois ganhar estatuto de bairro(*).
    Incontestàvel é que elas deram muitos dos filhos das ilhas que nem são brancos nem são pretos mas verdadeiros atlântidos, filhos do continente submergido.

    (*) Contei aqui a origem do bairro que começou com a construção selvagem de uma casa com caixotes recuperados.
    O assunto pode ser para historiadors ou simples curiosos mas até aqui ninguém se interessou nele e, estou certo, nem a Câmara Municipal sabe do assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Val...Resta-nos, agora, aguardar que quem sabe das coisas mais do que nós desconfiamos, diga de sua justiça...Lmbro-me da Ilha da Madeira e dos seus peculiares residentes...

      Eliminar
  3. A chamada "ilha da madeira" foi impulsionado por um Sr. por nome de "nhô Brumetch" por ser de pele clara no inicio dos anos 60 (sessenta), e situava-se num descampado nas traseiras da Casa Nova da Ribeira Bote, um antigo Quartel de Tropas Expedicionário, ocupando um área em forma dum quadrado com aproximadamente 150m de lado. As casas eram na sua maioria de chapas de aço de bidões de 200lit. utilizados no transporte de gasolina e lubrificantes ainda hoje. Apesar de ser habitadas por pessoas de pobres, havia casas com alguma modernidade, (forrado nas laterais e tecto com pavimento em cimento, e ainda, com instalação eléctrica e televisão ultimamente. Salvo melhor opinião, as pessoas da Foto tem mais o aspecto "rural" do que o "urbano" de Ribeira Bote.
    Já agora, tive a oportunidade de conhecer de perto um Projecto "PACIM" em meados dos anos 80, que consistia na reconversão desses bairros ditos de lata de ilha da madeira e também do campinho naquilo que são hoje. Devido a sua elevada densidade populacional, a ilha da madeira foi dividida em dois bairros, criando um outro em chã de Tilisa.
    Ficou muito mais por dizer sobre a ilha da madeira.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  4. Não, não, esta gente é mesmo de Soncent. A expressão do rosto do "boice" não engana. As moças até que são bonitinhas. Quero crer que este lugar seria lá para os lados do "Monte".

    ResponderEliminar
  5. Esta foto e os comentário fizeram-me relembrar de um escrito que li no boletim "Cabo Verde" há
    muitos anos que não lembro do autor infelizmente. Eram subsídios para a histório do povoamento da Ilha de São Vicente. O autor referiu que da Guiné vieram elementos de vária etnias para trabalharem nas companhias carvoeiras inglesas do Porto Grande. Há que levar em conta o femenómeno "Nhô Fula" homem do mar, do desporto... Também o dos "Mandingas" no Carnaval mindelense que actualmente recresce e massifica-se pelos bairros periféricos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, caro anónimo, pela participação. Apareça sempre.
      Braça,
      Djack

      Eliminar
  6. mané pa bzote cré pam comenta? gora esturdia cum nascé um catem comente pa fazé a nao sente dzé bzote obrigada milhares de vex pa esse traboi kbzote te fzé porké graças a bocex grinhasim um te conxe um bocadim de sao vicente eum te fca pe sabé cma busix prope busix te gosta mesme de sancente. tudo dia de manha que deus fazé um dos primer cosa cum te fazé li na nha poste traboi ( li ne Paris) é espia se catem algum cosa ness poste RB pam po na nha mente depois pam ba conta la na casa. um forte abraço pa ess fidje de sancente ta espera cma um dia busix te dam aportunidade d'encotra busix bzote fca drete até amanha. TCHENTA D'NHA BIA; FRANCE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande abraço, caro crioulo amigo. Continue a comentar que será para o Pd'B um grande prazer.

      Um braça pa Paris,
      Djack

      Eliminar
  7. ok ta fca ta comenta ma, bzote tenta por favor encontra algum cosa sobre monte sossego (olldbomba)pam curti dfavor
    obrigado.
    TCHENTA

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.